A VERDADE SOBRE O LEVIATÃ


Na Bíblia há um famoso monstro chamado Leviatã, uma figura muitas vezes confundida com dragão ou um grande animal marinho - considera-se até que possa ser uma baleia. Mas estudiosos bíblicos já mencionaram o Leviatã como sendo um dinossauro. Então qual é a verdade sobre o Leviatã?


O fato é que existem muitas interpretações, dentre elas é possível que o monstro citado na bíblia seja também um crocodilo - um animal aquático, escamoso e que possui dentes ferozes. Como se supõe ao lermos o trecho: “Você consegue pescar com anzol o Leviatã ou prender sua língua com uma corda" (Jó 41:1). Em algumas traduções essa palavra Leviatã aparece descrita como crocodilo. 


No Hebraico Leviatã significa um criatura feroz, como é citado várias vezes no antigo testamento, porém essa é uma criatura mitológica, ou seja, histórias que costumam misturar referências do mundo real com o imaginário.


Então dentro do contexto de que Deus tenha criado o Leviatã e somente ele possa matá-lo, ao trazermos isso para a nossa realidade, Leviatã pode ser considerado como o próximo ser humano, o homem criado por Deus, colocada na bíblia como um ser grande e terrível justamente devido ao poder que o homem tem diante dos outros seres vivos. 


Por isso o animal pode ser interpretado como um bicho real, um dinossauro por exemplo, mas que no contexto mitológico ganha a importância fictícia de um demônio destruidor e maléfico. 


É possível ver isso em Jó 3:8 quando diz: "amaldiçoem aquele dia os que amaldiçoam os dias e são capazes de atiçar o Leviatã”. 


Atiçar o leviatã seria como importunar alguém poderoso, como os antigos reis e rainhas e nos tempos atuais, os governos. Mas isso vai depender da versão traduzida que você está lendo: se são os textos antigos ou os atualizados.


Outro texto que podemos interpretar é o de Jó 41: 19: “de sua boca saem tochas, faíscas de fogo saltam dela”. 


Facilmente podemos entender isso como a ação de alguém falando coisas ruins, perigosas e ofensivas para outras pessoas. Mas do lado mitológico, essa parte da bíblia considera esse bicho como sendo um dragão.


Os monstros colocados na bíblia são usados no sentido figurado, para representar o mal ou o poder da ação humana no mundo, da crueldade e da capacidade de destruição que eles podem provocar. 


No Salmo 104:26, é mencionado que Deus criou o mar para que inúmeros seres, grandes e pequenos, incluindo o Leviatã, pudessem habitar. Nesse contexto também é possível dizer que o Leviatã é o homem: não vivemos no mar, mas gostamos e usufruímos dele. 


Como os estudiosos cristãos divergem sobre o que realmente é o Leviatã, isso abriu margem para diversas interpretações, tanto que nas novas atualizações bíblicas não é mais possível encontrar o nome leviatã, ele é substituído por animais reais ou monstros simbólicos que caracterizam o mal.  


Eu sei que não era isso que vocês esperavam. Vocês queriam de fato que houvesse um monstro terrível, mas na realidade ele não existe. Nunca foi encontrado nada que provasse que um dia uma criatura dessas tenha existido.



Foto: Ilustração

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.