Tragédia em Porto Alegre: Animais morrem em pet shop durante enchente

Em uma ação conjunta realizada na última quinta-feira (23/5), fiscais do Ibama, agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul vistoriaram uma loja de pet shop da rede Cobasi, localizada em um shopping na capital gaúcha. O local, que foi atingido por uma enchente, mantinha os animais presos em gaiolas no subsolo, onde acabaram morrendo afogados.


A inspeção, que contou também com a presença do Instituto Geral de Perícias (IGB), revelou uma cena desoladora: 38 corpos de animais, incluindo peixes, aves e roedores, foram encontrados. 


Em entrevista ao Portal UOL, a delegada Samieh Saleh, da Delegacia de Meio Ambiente (DEMA/DEIC), descreveu a situação: "Estava uma escuridão, fizemos uma busca na loja inteira com ajuda de lanternas, cheio de objetos no chão. É possível ter bem mais [corpos de animais]". 


Segundo Saleh, os computadores que estavam no subsolo foram cuidadosamente transferidos para o andar superior, mas o mesmo cuidado não foi dado aos animais.


O Ibama lavrou duas notificações contra a empresa e planeja uma nova vistoria para contagem dos animais mortos na próxima quinta-feira (23/5). 


As circunstâncias do incidente estão sob investigação pela Polícia Civil, que busca determinar se houve negligência ou crime na morte dos animais. Se confirmado, os responsáveis podem enfrentar penas de três meses a um ano de prisão.


Vídeos e fotos da primeira vistoria, realizada no domingo (19/5), foram divulgados pelo Ibama em suas redes sociais. A Cobasi já havia confirmado na sexta-feira (17/5) que os animais morreram durante a enchente.


Foto: Internet

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.