Os medicamentos destinados ao tratamento da diabetes, como Ozempic e Wegovy, são as tendências mais quentes e controversas para perda de peso. A alta demanda por esses medicamentos e o custo variando entre R$ 900 a R$ 1.300, é evidente que uma porção grande da população brasileira não tenha acesso a eles.
Por isso, a busca por alimentos que imitem os efeitos de saciedade dos medicamentos prescritos é uma alternativa bem considerável, além de saudável. Essa tendência, impulsionada por usuários do TikTok, deu origem ao fenômeno "Oatzempic", que envolve a ingestão diária de uma mistura de aveia instantânea, água e suco de limão.
A nutricionista Michelle Routhenstein, destaca que os alimentos capazes de desencadear efeitos semelhantes aos do Ozempic não se restringem apenas à aveia.
Ela enfatiza que alimentos ricos em proteínas, fibras e água podem desencadear a liberação do GLP-1, o hormônio da saciedade, e que certas combinações de ingredientes, com menor teor calórico, oferecem uma alternativa econômica aos medicamentos caros.
Entre as sugestões de Routhenstein, destacam-se:
1. Lentilha: estudos demonstram que refeições à base de leguminosas podem aumentar a sensação de saciedade em até 31% em comparação com refeições à base de massas e pão.
2. Sopa: sopas, em geral, são mais satisfatórias do que refeições sólidas com os mesmos ingredientes, devido ao seu teor de fibras provenientes de feijões, vegetais e carboidratos.
3. Maçãs: com baixo teor calórico e ricas em fibras e água, as maçãs são uma opção saudável de lanche. No entanto, para manter a saciedade, é necessário combinadas com outras frutas.
4. Couves e brócolis: vegetais como brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas são opções de baixa caloria, ricas em vitaminas, fibras e água.
5. Queijo cottage: laticínios com baixo teor de gordura, como queijo cottage e iogurte grego, são conhecidos por ajudar na perda de peso porque reduzem o apetite devido ao seu alto teor de proteínas.
6. Ovos e peixes: o consumo de ovos no café da manhã pode prolongar a sensação de saciedade ao longo do dia, enquanto os peixes, ricos em ácidos graxos ômega-3 estão relacionados à redução dos níveis de triglicerídeos.
A suplementação de ômega-3 ajuda a diminuir essas moléculas de gordura no sangue, contribuindo para a saúde metabólica.
Essas alternativas alimentares oferecem uma solução econômica e acessível para aqueles que buscam gerenciar seu peso e melhorar sua saúde. Como destaca Routhenstein, a escolha inteligente de alimentos pode ser tão eficaz quanto os tratamentos convencionais, proporcionando uma abordagem mais holística e sustentável para a perda de peso.
Foto: Internet
0 Comentários