Brasil e França lançam submarino de cooperação militar

Em um evento realizado na Base Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, os presidentes do Brasil e da França, Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, respectivamente, selaram um marco na cooperação militar entre os dois países ao lançarem ao mar o submarino Tonelero (S-42).


Este submarino, com 72 metros de comprimento e uma velocidade máxima de 37 quilômetros por hora, representa o terceiro de propulsão convencional construído sob o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, fruto de uma parceria estabelecida em 2008, com um investimento considerável de cerca de 40 bilhões de reais.


Em seus discursos, os líderes ressaltaram a importância estratégica dessa cooperação, destacando os laços de amizade entre Brasil e França e enfatizando o compromisso com a paz e a segurança internacionais. 


Macron expressou sua esperança de que esse lançamento abra caminho para o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo a propulsão nuclear, mantendo um compromisso firme com a não proliferação de armas nucleares.


Por sua vez, Lula da Silva afirmou o desejo do Brasil de adquirir conhecimento tecnológico não para fins bélicos, mas para promover a paz e a segurança global. Ele anunciou a criação do Comitê Bilateral de Armamentos, visando aprofundar ainda mais a cooperação entre os dois países e promover um equilíbrio no comércio de produtos de defesa.


Além dos submarinos, o acordo entre Brasil e França também inclui a construção de um satélite geoestacionário, que tem como proposta a independência e a soberania nas comunicações de defesa. 


Foto: Arquivo pessoal


Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.