Ruptura de fundo de saco Douglas foi registrada como causa de óbito de Livia Gabriele; entenda o que é

A cavidade na parte inferior do abdômen, próxima à região genital, é conhecida como Saco de Douglas, também referida como "escavação retouterina", "bolsa de Douglas" ou "espaço de Douglas". Recentemente, a "ruptura de fundo de saco de Douglas com extensão à parede vaginal esquerda" foi registrada como a causa de óbito da jovem Lívia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos, após um encontro com o jogador Dimas Cândido de Oliveira Filho, do sub-20 do Corinthians, conforme reportado pelo G1.


Tanto homens quanto mulheres possuem essa cavidade, situada entre o útero e o reto nas mulheres, e entre o reto e a bexiga nos homens. Essa estrutura desempenha um papel crucial no diagnóstico e tratamento de problemas ginecológicos e abdominais, incluindo condições como endometriose e acúmulo de líquido na cavidade abdominal relacionado a doenças hepáticas.


Descrito pelo anatomista escocês James Douglas, a região é vital para a detecção de diversas condições de saúde, como endometriose, miomas, tumores pélvicos, doença inflamatória pélvica e cistos ovarianos, conforme esclarecido pela ginecologista Carolina Fernandes Giacometti do Hospital Albert Einstein.


Especialistas, como Cassio Riccetto da Sociedade Brasileira de Urologia, destacam que embora a distensão do fundo do saco vaginal seja comum durante a relação sexual, a ruptura é incomum. Carolina Giacometti ressalta que a região, composta por tecidos elásticos e flexíveis, raramente sofre rompimentos espontâneos, sendo associados a eventos traumáticos ou cirurgias prévias.


A ginecologista Helga Marquesini, do Hospital Sírio-Libanês, acrescenta que lesões no tecido vaginal podem ocorrer por diversos motivos, incluindo parto, traumas durante relações sexuais, fraturas pélvicas ou acidentes. Em situações graves com sangramento volumoso, pode resultar em choque hemorrágico, exigindo intervenção cirúrgica imediata. 


(Fonte: G1)


Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.