Como melhorar sua saúde mental sem sair de casa

Você já se sentiu cansado, estressado ou ansioso sem motivo aparente? Teve dificuldade para dormir, se concentrar ou se relacionar com as pessoas?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, saiba que não está sozinho. A saúde mental é um aspecto fundamental da nossa qualidade de vida, mas muitas vezes é negligenciada ou subestimada. 



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 450 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno mental no mundo, e esse número tende a aumentar com o passar dos anos.


Mas o que é saúde mental, afinal? De acordo com a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo reconhece as suas habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade. 


Ou seja, não é apenas a ausência de doenças, mas também a presença de recursos psicológicos, sociais e emocionais que nos permitem enfrentar as adversidades do cotidiano sem entrar em pânico e levar os problemas com tranquilidade.


E como podemos cuidar da nossa saúde mental sem sair de casa? Bom, existem algumas dicas simples, mas eficazes, que podem nos ajudar a manter ou melhorar o nosso equilíbrio mental e emocional no dia a dia. 


E uma dessas coisas, claro, é a alimentação equilibrada: indicada em qualquer contexto de saúde, mas você sabia que ela tem uma relação estreita com a saúde mental? 


Primeiramente, um cardápio rico e variado em vegetais e alimentos saudáveis é capaz de fornecer nutrientes importantes para o bem-estar, como vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos essenciais. 


Alguns alimentos podem influenciar diretamente o funcionamento do cérebro e a produção de neurotransmissores, como a serotonina, que está relacionada à sensação de prazer e felicidade. 


Entre esses alimentos, destacam-se os que contêm triptofano, como banana, aveia, chocolate amargo, castanhas e ovos.


Agora, para complementar isso, busque fazer uma atividade que você gosta e mova o corpo. 


Os exercícios físicos liberam endorfinas que promovem o relaxamento e a redução do estresse, melhora a autoestima e a autoconfiança, além de prevenir contra doenças como a depressão e a ansiedade, e sem deixar de lado o auxílio na cognição e na memória. 


Você pode fazer exercícios em casa mesmo, seguindo vídeos na internet, aplicativos ou orientações de profissionais online. O importante é respeitar os seus limites e se divertir.


Outro ponto importante é limitar o seu tempo nas redes sociais, elas podem ser uma ótima forma de se conectar com as pessoas, se informar e se entreter, mas também possuem um lado negativo: mostra uma vida perfeita completamente fora da realidade, o que faz com que muitas pessoas se comparem com outras. 


Estudos mostram que o uso excessivo ou inadequado das redes sociais pode gerar sintomas como ansiedade, depressão, baixa autoestima, insônia, isolamento social e até vício. 


Por isso, é importante ter um controle sobre o tempo e o conteúdo que você consome. Evite comparações, fake news, cyberbullying e outras situações que possam te afetar negativamente. 


Uma dica é definir horários específicos para acessar as plataformas, e priorizar conteúdos que te inspirem, te ensinem ou te façam rir.


A saúde mental e a saúde física estão intimamente ligadas, e uma influencia a outra. Por isso, é importante cuidar de ambos os aspectos como um todo, e não separadamente. 


Além de se alimentar bem e se exercitar, você pode adotar outras práticas que beneficiam o seu corpo e a sua mente, como meditar, respirar profundamente caso passe por um momento desafiador, constrangedor e desconfortável; faça alongamentos, tome sol, beber água, evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, e tenha uma boa higiene do sono. 


Essas práticas podem te ajudar a relaxar, aliviar as tensões, mudar seu humor e aumentar sua disposição.


Mantenha contato com as pessoas que você ama: o ser humano é um animal social, e precisa de interação e afeto para se sentir bem, mesmo que você não possa sair de casa, procure manter contato com alguém importante para você, seja por telefone, mensagem ou vídeo chamada. 


Conversar faz bem e pode fazer toda a diferença, pois fortalece o seu senso de pertencimento, a sua autoestima e a sua resiliência. Você pode aproveitar para compartilhar experiências, sentimentos, ideias, planos e sonhos, e se sentir mais motivado e esperançoso.


Lembre-se que uma das formas mais simples e efetivas de cuidar da saúde mental é fazer aquilo que te dá prazer. Pode ser ler um livro, assistir a um filme, ouvir música, cozinhar, pintar, escrever, jogar, ou qualquer outra coisa que te faça feliz. 


Essas atividades contribuem para expressar a sua criatividade, a sua personalidade e as suas emoções, além de te distrair dos problemas, te relaxar e proporcionar momentos de alegria e satisfação. 


Por último, não esqueça de buscar ajuda quando necessário, é essencial reconhecer quando as coisas simples já não estão funcionando mais, então algo maior precisa ser feito e o profissional qualificado é o ponto chave nesse momento.


Foto: Canva

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.