A história por trás das panelas antiaderentes: o teflon


A história das panelas antiaderentes remonta ao século XX, quando foram desenvolvidas como uma alternativa aos utensílios de cozinha convencionais, que muitas vezes exigiam o uso excessivo de óleo ou gordura para evitar a aderência dos alimentos.


A primeira panela antiaderente foi introduzida no mercado na década de 1930 e era revestida com uma substância chamada teflon, também conhecida como politetrafluoretileno (PTFE): um material sintético que possui uma superfície extremamente lisa e resistente a altas temperaturas. Isso permite que os alimentos deslizem facilmente sem grudar.


Inicialmente, os produtos com o novo recurso foram recebidos com grande entusiasmo pelos consumidores, pois facilitavam a preparação dos alimentos e simplificavam o processo de limpeza. No entanto, no passar dos anos, um caso veio à tona e trouxe a verdade sobre o PFOA (ácido perfluorooctanoico - utilizado na produção do teflon).


O CASO QUE TROUXE A VERDADE SOBRE O TEFLON

O teflon, na época em que foi lançado, era revestido com a substância PFOA - um produto tóxico que liberava gases e partículas potencialmente perigosas ao serem inaladas quando o material era superaquecido. 


Esse composto químico perfluorado foi associado a vários problemas de saúde, após um caso de contaminação ser divulgado pelo advogado Robert Billot. 


A história chegou nas mãos de Billot por meio do fazendeiro Wilbur Tennant, que percebeu que suas vacas estavam agindo de modo estranho e morrendo em um curto espaço de tempo: ao todo ele perdeu 150 delas. Nesse período, Wilbur documentou tudo o que acontecia aos animais, inclusive o preto frequentemente encontradas na arca dentária dos bichos.   


Anúncio

As vacas e as pessoas da região estavam sendo contaminada através da água do riacho que cortava a cidade de Parkersburg, onde a fazenda e a fábrica da DuPont estavam localizadas.


A Dupont, empresa responsável pela fabricação das panelas e outros produtos antiaderentes, enfrentou ações legais e regulatórias relacionadas ao uso do teflon e ao composto químico PFOA presente em seu revestimento.


Em 2004, a Dupont concordou em pagar uma multa de aproximadamente 16,5 milhões de dólares aos órgãos reguladores dos Estados Unidos para resolver acusações de que a empresa havia ocultado informações sobre os riscos do PFOA para a saúde e o meio ambiente. A empresa foi obrigada a financiar estudos epidemiológicos para avaliar os efeitos do produto nas comunidades expostas.


Posteriormente, em 2017, a Dupont e a empresa química Chemours concordaram em pagar cerca de 670 milhões de dólares para finalizar cerca de 3.500 ações judiciais individuais que alegavam que a exposição ao PFOA, liberado durante a fabricação e uso do teflon, estava associada a problemas de saúde, incluindo câncer e outras doenças.


Além disso, a Dupont também concordou em financiar um programa de monitoramento de saúde para as pessoas afetadas nas áreas próximas às suas antigas instalações da fábrica, onde ocorreu a liberação do produto químico no meio ambiente. Esse programa tinha o objetivo de acompanhar e fornecer serviços médicos, se necessário.


A história completa desse caso foi contada em uma reportagem do jornal New York Times e transformada em filme documentário chamado “O Preço da Verdade”, de 2019.



ONDE O TEFLON É UTILIZADO?


O teflon é usado em uma variedade de objetos e produtos além das panelas antiaderentes.


1. Utensílios de cozinha: Panelas, frigideiras, assadeiras e formas.


2. Utensílios de panificação: Tapetes de silicone e formas de bolo para facilitar a remoção dos alimentos após o cozimento.


3. Aparelhos elétricos: Algumas máquinas de waffles, sanduicheiras e grelhas elétricas têm superfícies revestidas com teflon para facilitar a limpeza.


4. Equipamentos industriais: Tubulações, bombas e válvulas, devido à sua resistência química e propriedades de baixo atrito.


5. Fios e cabos elétricos: Por ser conhecido por sua alta resistência ao calor, o teflon é utilizado em cabos e fios elétricos que requerem proteção contra altas temperaturas.


6. Revestimentos de superfície: O teflon pode ser usado como revestimento em superfícies metálicas, como pisos, paredes e tecidos, para torná-las repelentes a manchas e água.


Anúncio

7. Componentes automotivos: Também é utilizado em alguns componentes automotivos, como vedações e juntas, devido à sua resistência à corrosão e propriedades de baixo atrito.


8. Produtos de cuidados pessoais: Escovas de cabelo e chapinhas podem ter revestimentos de teflon para torná-los mais suaves e deslizantes.

CUIDADOS COM O TEFLON


Estudos em animais mostraram que a exposição prolongada ao PFOA pode causar danos ao fígado, sistema imunológico, sistema reprodutivo e aumentar o risco de certos tipos de câncer. Embora esses estudos tenham sido realizados principalmente em animais, há preocupações sobre os possíveis efeitos nocivos à saúde humana.


Quando as panelas antiaderentes são riscadas ou danificadas, pequenas partículas de teflon podem se desprender e se misturar aos alimentos durante o cozimento. Embora a ingestão dessas partículas em pequenas quantidades seja considerada segura, sua exposição contínua pode levar ao acúmulo de resíduos de teflon no organismo.


Em resposta a essas preocupações, muitos fabricantes começaram a desenvolver panelas com revestimentos alternativos, livres de PFOA e outros produtos químicos potencialmente perigosos. 


Práticas como evitar o superaquecimento das panelas antiaderentes, utilizar utensílios de cozinha que não sejam abrasivos como silicone, madeira ou plástico pode ajudar a preservar a integridade do revestimento.


É importante ressaltar que as autoridades de saúde e órgãos reguladores de diversos países têm estabelecido limites de segurança para a presença de substâncias perigosas em panelas antiaderentes. No entanto, a melhor forma de minimizar os riscos é estar ciente e adotar medidas de precaução ao usar objetos.


Nos últimos anos, surgiram alternativas às panelas antiaderentes tradicionais, como as panelas de cerâmica e aço inoxidável, para aqueles que desejam evitar os possíveis riscos associados ao uso de objetos com revestimento de teflon.


Publicidade


Foto: Unsplash

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.