Própolis: um remédio natural com múltiplos benefícios para a saúde

Originada a partir da resina coletada pelas abelhas de diversas fontes botânicas, como árvores e plantas, o própolis é usado para proteger a colmeia contra bactérias, fungos e vírus, estabelecendo-se como uma barreira eficaz contra agentes patogênicos.

Uma das características marcantes desse produto é sua classificação com base na cor, sendo os tipos mais comuns o marrom, vermelho e verde. Cada variedade possui características distintas e propriedades terapêuticas únicas. 



O marrom, por exemplo, é mais comum na região sul do país, enquanto o vermelho tem origem no nordeste. Ambos têm sido objeto de estudos e pesquisas devido aos benefícios.


Segundo o professor Armindo Vieira Júnior, fundador da Cia da Abelha e considerado um dos apicultores mais renomados do Brasil, “o própolis brasileiro, assim como o mel, é orgânico, ou seja, não necessitam de medicamentos como antibióticos para combater as doenças. Por isso, cada vez mais, cresce o interesse internacional pelo própolis produzido no Brasil”, diz ele.


O que torna esse alimento tão valioso são seus compostos bioativos, com destaque para os flavonoides: substâncias naturais que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 


De acordo com o Dr. Samuel Dalle Laste, a capacidade do própolis de proteger os vasos sanguíneos é uma de suas propriedades mais notáveis. Ele diz que isso é devido aos flavonoides, que contribui para a saúde vascular, auxiliando na sustentação do colágeno presente nas paredes dos vasos sanguíneos. 


“Isso pode resultar em uma melhora no retorno venoso, especialmente nas veias das pernas, conhecidas como safenas”, afirma Samuel.


O médico ressalta que por ser um produto natural, o própolis oferece uma alternativa interessante aos anti-inflamatórios medicamentosos, que muitas vezes podem causar efeitos colaterais indesejados, como gastrite e danos renais. 


O própolis é conhecido por sua capacidade de inibir a inflamação de forma mais seletiva e segura. Além disso, possui propriedades antissépticas, graças ao ácido benzoico presente em sua composição. 


Este composto é eficaz na inibição e na eliminação de bactérias, tornando-se uma aliada na prevenção de infecções.


Um estudo realizado no Hospital São Rafael em Salvador (BA) mostrou que o consumo de própolis reduziu o tempo de permanência hospitalar de pacientes com COVID-19 que ingeriram o alimento durante a internação. O estudo foi liderado pelo pesquisador clínico Marcelo Silveira da Apis Flora. 


“Esse é apenas um estudo entre muitos que apontam como o consumo de própolis pode ser promissor no tratamento da COVID-19. Os efeitos à saúde, o baixo custo do alimento e a facilidade de uso fazem da substância um excelente tratamento auxiliar para aumento da imunidade e combate a infecções”, destaca Marcelo.


O poder cicatrizante também é digno de nota. Dalle Laste menciona que especificamente a pinocembrina é usada em pomadas para promover a regeneração de tecidos. Ela pode ser benéfica no tratamento da gastrite, contribuindo para a saúde da parede gástrica e aliviando os desconfortos.


Para aqueles que lutam contra a compulsão alimentar, a apigenina, presente no própolis, pode ser um aliado valioso, já que ajuda na modulação da compulsão por açúcares e alimentos calóricos. Isso ocorre porque a apigenina está envolvida na regulação de genes relacionados ao apetite.


Além disso, o ácido cinâmico desempenha um papel crucial na saúde intestinal, pois tem a capacidade de combater microrganismos que podem levar à disbiose. 


“Isso é particularmente relevante, considerando que a disbiose pode afetar a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, influenciando nosso humor e bem-estar”, alerta Samuel.


Mais um aspecto importante abordado pelo Dr. Samuel é o fortalecimento do sistema imunológico. Ele explica que o produto pode ajudar a melhorar a função das células de defesa, proporcionando uma resposta mais eficaz do sistema imunológico contra patógenos.


Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) avaliou os efeitos do extrato de própolis verde em 40 pacientes soropositivos assintomáticos. Os resultados indicaram que o própolis pode ser uma alternativa para melhorar a resposta imune e reduzir a inflamação nesses pacientes.


O própolis está disponível em várias formas, incluindo extrato líquido e em comprimidos. O líquido é conhecido por extrair mais compostos bioativos, tornando-se uma opção mais forte, embora não seja adequado para crianças ou gestantes. 


No entanto, a forma aquosa, encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias, é mais suave em termos de sabor.


O Dr. Samuel enfatiza que o composto não deve ser visto como uma solução isolada, mas como parte de uma abordagem holística. Ele recomenda que as pessoas considerem uma avaliação com um nutricionista ao incorporar o produto em sua dieta, destacando que seu uso está intrinsecamente relacionado à nutrição.


Foto: Pixabay

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.