Conheça os alimentos que turbinam o seu treino

A alimentação é tão importante quanto o exercício físico para quem busca ganhar massa muscular e melhorar a performance. Segundo especialistas, o que você come antes e depois do treino pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Mas quais são os alimentos que você deve incluir na sua dieta para alcançar seus objetivos? Bom, os carboidratos são os principais fornecedores de energia para o corpo e, por isso, devem ser consumidos antes do treino. 



Eles ajudam a evitar a fadiga e melhoram o rendimento e a preservação da massa muscular. Mas não vale qualquer carboidrato: prefira os complexos, que têm uma absorção mais lenta e mantêm os níveis de glicose no sangue estáveis. 


Alguns exemplos são: aveia, batata-doce, mandioca e arroz integral.


As proteínas são os principais componentes dos músculos e devem ser consumidas depois do treino. Elas ajudam na recuperação, na reparação e no crescimento muscular. Opte por carnes magras, que têm menos gordura e mais aminoácidos essenciais, que são aqueles que o corpo não produz. 


Mais exemplos são: ovos, peixes, frango, queijo cottage e whey protein.


Além dos carboidratos e das proteínas, existem outros alimentos que podem potencializar o seu treino de musculação, e um deles é a beterraba. 


Essa raiz é rica em nitratos, que se convertem em óxido nítrico no organismo que tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue e de oxigênio para os músculos. Isso favorece a performance, a resistência e a recuperação muscular. 


A beterraba também contém ferro, ácido fólico e antioxidantes. Você pode consumir a beterraba crua, cozida, em sucos ou em bolos. Um estudo publicado na revista Journal of Applied Physiology mostrou que o consumo de suco de beterraba aumentou o tempo de exercício até a exaustão em ciclistas.


Outro alimento que pode turbinar o seu treino é o chocolate amargo. Esse tipo de chocolate tem mais cacau do que o chocolate ao leite ou branco, o que significa mais flavonoides, substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 


O chocolate amargo também estimula a liberação de endorfinas, hormônios que promovem o bem-estar e reduzem o estresse. Além disso, contém cafeína, um estimulante natural que melhora o foco e a disposição. 


Você pode consumi-lo puro, em pedaços, em raspas, ou em receitas como bolos, mousses e shakes. 


Um terceiro alimento que você precisa conhecer é o kefir. Esse é um produto fermentado à base de leite ou água, que contém uma grande variedade de micro-organismos benéficos para a saúde. 


O kefir é rico em proteínas, cálcio e probióticos, que são bactérias que melhoram a flora intestinal, fortalece o sistema imunológico, ajuda na digestão, na absorção de nutrientes e na prevenção de infecções. 


É possível consumir o kefir com frutas, com granola ou com mel. Um estudo publicado na revista Nutrients mostrou que o consumo de kefir aumentou a massa magra e diminuiu a gordura corporal em mulheres praticantes de musculação.


Não se esqueça de acrescentar também na sua alimentação a canela: uma especiaria que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, termogênicas e hipoglicemiantes. 


Pode reduzir a inflamação muscular causada pelo exercício intenso, combater os radicais livres que causam o estresse oxidativo, acelerar o metabolismo e regular os níveis de açúcar no sangue.


Agora por último, mas não menos importante, nós temos a quinoa. Um grão originário dos Andes, que tem sido cada vez mais consumido no mundo todo por suas propriedades nutricionais.


Ela é rica em proteína vegetal, contendo todos os aminoácidos essenciais, além de fibras, minerais e vitaminas. É uma ótima fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia de forma gradual e duradoura. 


Pesquisa realizada no Brasil com atletas de endurance mostrou que aqueles que consumiram quinoa antes do exercício tiveram um melhor desempenho físico e uma menor percepção de esforço do que aqueles que consumiram pão branco.


Foto: Canva

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.