Journaling pode ser a solução para blindar a sua saúde mental

Você já pensou em escrever um diário como uma forma de cuidar da sua saúde mental?

Essa prática, chamada de journaling, consiste em registrar regularmente seus pensamentos e sentimentos com o objetivo de expressar suas emoções, refletir sobre suas experiências e buscar um maior autoconhecimento.


A técnica é uma ferramenta amplamente utilizada na psicoterapia e no coaching. 



Estudos científicos mostram que escrever sobre eventos estressantes ou traumáticos pode reduzir significativamente o impacto negativo dessas situações na saúde física e emocional.


Segundo o psicólogo Jeremy Sutton, autor do livro “The Journaling Life: 21 Types of Journals You Can Create to Express Yourself and Record Pieces of Your Life”, o journaling pode ajudar a:


  • Gerenciar a ansiedade;
  • Reduzir o estresse;
  • Lidar com a depressão;
  • Priorizar problemas, medos e preocupações;
  • Acompanhar os sintomas diariamente para reconhecer os gatilhos e aprender formas de controlá-los;
  • Proporcionar uma oportunidade para o diálogo interno positivo e identificar os pensamentos e comportamentos negativos.


Além disso, o journaling pode melhorar a percepção e a consciência dos eventos, regular as emoções e estimular a criatividade. Ao escrever sobre seus sentimentos, você pode se libertar do ciclo de pensamentos obsessivos que podem prejudicar o seu bem-estar.


Para a psicóloga Saima Latif, especialista em terapia cognitivo-comportamental, o journaling é uma forma de acessar as emoções mais profundas e aceitá-las sem julgamento. Ela explica que, embora o ato de escrever possa ser angustiante em alguns momentos, os clientes relatam que encontram valor e significado nesse processo. “Escrever sobre as experiências dolorosas pode facilitar a resolução do trauma e promover a cura”, afirma.

Como fazer journaling para melhorar a saúde mental


Não há regras fixas sobre o que escrever no seu journal. Você pode usar perguntas como inspiração, exemplo: Como eu me sinto hoje? O que me deixou feliz ou triste? Quais são os meus sonhos e objetivos? Pelo que sou grato? 


Você também pode usar outras técnicas de escrita criativa, como fazer listas, escrever cartas, fazer poemas, desenhar ou colar imagens. O importante é que você se sinta à vontade para se expressar.


Tente escrever todos os dias, isso vai te ajudar a criar o hábito de fazer journaling regularmente. Ter uma caneta e um papel sempre à mão em todos os momentos facilita o processo. 


Você também pode usar um aplicativo no seu smartphone ou um documento no seu computador. Escreva ou desenhe o que sentir vontade. Seu diário não precisa seguir nenhuma estrutura específica. É o seu espaço privado para expressar e criar o que quiser. 


Deixe as palavras e as ideias fluírem livremente sem se preocupar com erros ortográficos ou com o que outras pessoas possam pensar, afinal de contas, você não precisa compartilhar seu diário com ninguém. 


Existem várias formas de fazer journaling, dependendo do seu objetivo e do seu estilo. Por exemplo, você pode fazer um diário de gratidão, no qual você registra as coisas pelas quais é grato na sua vida. Ou você pode fazer um diário de metas, no qual você define seus objetivos e acompanha seu progresso. 


Você também pode fazer um diário criativo, no qual você escreve poemas, histórias, cartas ou qualquer outro gênero literário que goste. Mas para obter os melhores resultados, certifique-se também de:


  1. Relaxar e meditar todos os dias
  2. Comer uma dieta equilibrada e saudável
  3. Praticar exercícios regularmente
  4. Dormir bem todas as noites
  5. Evitar álcool e drogas


Assim, você pode se conhecer melhor, entender seus medos, pensamentos e sentimentos mais íntimos. Experimente e veja como o journaling pode transformar a sua saúde mental.


Foto: Freepik

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.