Os segredos do bicarbonato de sódio para a saúde e a beleza

Você sabia que o bicarbonato de sódio, aquele pó branco que você usa para cozinhar e limpar, também pode trazer vários benefícios para a sua saúde e beleza? O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, que neutraliza os ácidos do estômago, da pele e da urina, além de ter propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antifúngicas.


Como o bicarbonato de sódio age no organismo?


Esse composto químico é um sal formado por íons de sódio e íons de bicarbonato. É um dos principais componentes do sistema tampão do sangue, que mantém o equilíbrio do pH do organismo. 


O pH é uma medida que indica o grau de acidez ou alcalinidade de uma solução. O pH ideal do sangue humano é em torno de 7,4, ou seja, levemente alcalino. Quando o pH do sangue se altera, seja por excesso ou por falta de ácidos, o organismo pode sofrer diversas consequências negativas, como acidose ou alcalose metabólica.



O bicarbonato de sódio ajuda a regular o pH do sangue, pois reage com os ácidos presentes no estômago e na urina, formando água e dióxido de carbono. Essa reação diminui a acidez dessas soluções e alivia os sintomas de azia, refluxo, indigestão, úlcera péptica, infecção urinária e pedras nos rins. 


Além disso, o produto também tem a capacidade de neutralizar os ácidos produzidos pelos microrganismos que causam infecções na pele, na boca e na garganta, prevenindo e tratando problemas como acne, aftas, candidíase, caspa e mau hálito.

Quais são os benefícios do bicarbonato de sódio para a saúde?


Ele pode ser usado para diversos fins relacionados à saúde, desde que seja utilizado com moderação e orientação médica. 

Alívio da azia e do refluxo


O bicarbonato é um antiácido natural, que neutraliza o excesso de ácido gástrico e evita que ele suba pelo esôfago, causando dor e queimação. Para isso, basta dissolver uma colher de chá de bicarbonato em um copo de água fria e beber lentamente após as refeições ou quando sentir desconforto.

Prevenção e tratamento da úlcera péptica 


A úlcera péptica é uma ferida que se forma na mucosa do estômago ou do duodeno, geralmente causada pela bactéria Helicobacter pylori ou pelo uso prolongado de anti-inflamatórios. 


O bicarbonato de sódio ajuda a proteger a mucosa gástrica dos ácidos corrosivos e a cicatrizar as lesões existentes. Para isso, recomenda-se tomar uma colher de chá de bicarbonato dissolvida em um copo de água morna duas vezes ao dia, antes das refeições.

Combate à infecção urinária 


O composto químico ajuda a alcalinizar a urina e a eliminar as bactérias responsáveis pela infecção - encha uma bacia com três litros de água e adicionar três colheres de sopa de bicarbonato, misturando bem. Em seguida, deve-se fazer um banho de assento com essa solução por 20 minutos, duas vezes ao dia, até que os sintomas melhorem.


Anúncio

Prevenção e tratamento de pedras nos rins 


O bicarbonato de sódio ajuda a dissolver esses cristais e a facilitar a sua eliminação pela urina. Tome uma colher de chá de bicarbonato dissolvida em um copo de água duas vezes ao dia, entre as refeições.

Limpeza da garganta e da boca 


Com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias ele ajuda a eliminar as bactérias e os fungos que causam infecções na garganta e na boca, como faringite, laringite, amigdalite, aftas e candidíase oral. 


Faça gargarejos ou bochechos com uma solução de uma colher de chá de bicarbonato em um copo de água morna, três vezes ao dia, até que os sintomas desapareçam.

Clareamento dos dentes


O bicarbonato de sódio tem propriedades abrasivas, que removem as manchas e a placa bacteriana dos dentes, deixando-os mais brancos e limpos. Escove os dentes com uma pasta feita com uma colher de chá de bicarbonato e algumas gotas de água oxigenada, duas vezes por semana.


No entanto, esse método deve ser usado com cautela, pois pode danificar o esmalte dos dentes se usado em excesso ou com muita força.

Quais são os benefícios do bicarbonato de sódio para a beleza?


Esse composto químico também pode ser usado para melhorar a aparência da pele, do cabelo e das unhas, pois tem propriedades esfoliantes, hidratantes e clareadoras. Veja alguns dos benefícios que ele pode oferecer:


  • Esfoliação da pele: ajuda a remover as células mortas e as impurezas da pele, deixando-a mais macia e luminosa. Você pode misturar uma colher de chá de bicarbonato com duas colheres de sopa de sabonete líquido ou óleo vegetal e aplicar sobre a pele úmida, fazendo movimentos circulares suaves. Em seguida, enxágue com água fria ou morna e seque com uma toalha macia.


  • Tratamento da acne: combate as bactérias que causam a acne e reduz a inflamação e a vermelhidão das espinhas. A dica é fazer uma pasta com uma colher de chá de bicarbonato e algumas gotas de água e aplicar sobre as áreas afetadas, deixando agir por 15 minutos. Depois, lave o rosto com água fria ou morna e aplique um hidratante adequado para o seu tipo de pele.


  • Hidratação do cabelo: o bicarbonato de sódio ajuda a limpar profundamente o couro cabeludo e os fios, removendo os resíduos de produtos químicos e poluentes que podem deixar o cabelo opaco e ressecado. Você deve misturar uma colher de sopa de bicarbonato em um copo de água e aplicar sobre o cabelo molhado, massageando bem. Enxágue com água fria ou morna e aplicar um condicionador ou máscara hidratante para o seu tipo de cabelo.


  • Clareamento das unhas: ele pode clarear as unhas amareladas pelo uso frequente de esmaltes ou pelo contato com substâncias como nicotina ou detergente. Para isso, deve-se misturar uma colher de chá de bicarbonato com algumas gotas de suco de limão e aplicar sobre as unhas, deixando agir por 10 minutos. Em seguida, lave as mãos com água fria ou morna e aplique um hidratante para as cutículas.

Quais são os cuidados ao usar o bicarbonato de sódio?


Apesar de ser um produto natural e barato, o bicarbonato de sódio não deve ser usado de forma indiscriminada, pois pode causar efeitos colaterais indesejados. Por isso, consulte um médico antes de ingerir o bicarbonato de sódio, especialmente se você tiver alguma condição de saúde pré-existente ou estiver grávida ou amamentando.


Anúncio

É importante ressaltar que o produto pode interagir com alguns medicamentos, como anti-hipertensivos, diuréticos, corticoides e antibióticos, alterando a sua eficácia ou causando reações adversas. 


Além disso, ele pode aumentar a pressão arterial, o inchaço e a retenção de líquidos em pessoas que sofrem de hipertensão, insuficiência cardíaca ou renal. 


Outro alerta é não exceder a dose recomendada. O consumo excessivo de bicarbonato de sódio pode causar alcalose metabólica, uma condição que ocorre quando o pH do sangue fica muito alto, podendo provocar náuseas, vômitos, diarreia, confusão mental, convulsões e coma. 


A dose máxima recomendada é de 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de chá. Se você sentir algum sintoma de alcalose metabólica, procure atendimento médico imediatamente.


Também não use o bicarbonato de sódio em feridas abertas ou pele irritada, isso pode causar ardência, vermelhidão e alergia, agravando o quadro inflamatório. Nesses casos, opte por produtos específicos para a cicatrização e a hidratação da pele.


O bicarbonato de sódio é um produto versátil, que pode ser usado para diversos fins relacionados à saúde e à beleza. Mas é preciso ter cuidado ao usá-lo, pois ele pode causar efeitos colaterais se usado em excesso ou de forma inadequada.


Foto: Canva

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.