Como se proteger contra a salmonela

A salmonela é uma bactéria que causa infecções intestinais graves em humanos e animais. Mas você sabe como essa bactéria foi descoberta pela primeira vez? 


A história remonta ao final do século XIX, quando um surto de cólera suína acabou matando milhares de porcos nos Estados Unidos. 


O que aconteceu foi que o veterinário Daniel Elmer Salmon estava pesquisando sobre a morte dos porcos. Ele conseguiu isolar uma bactéria que acreditava ser a responsável pela doença, mas ele estava enganado. 



A bactéria encontrada era diferente da que atingiu os animais, mas o veterinário não sabia disso na época. Então deu o nome de salmonella para essa bactéria, em homenagem a si mesmo. 


Mais tarde, o seu assistente Theobald Smith descobriu a verdadeira bactéria causadora da doença nos porcos, mas o nome salmonela já tinha se espalhado e ficado famoso. Por isso, hoje em dia, existem vários tipos de bactérias chamadas de salmonela, mas nem todas provocam a mesma doença. 


A bactéria que o Salmon descobriu por engano é chamada de salmonella choleraesuis, e provoca sérios problemas à saúde humana e dos animais. Já a bactéria que Smith encontrou depois é a salmonella enterica serovar paratyphi.


A salmonella choleraesuis é uma bactéria muito comum de ser encontrada em diversos alimentos, especialmente aqueles de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados. 


Ela também pode estar em frutas e verduras que entram em contato com água ou solo contaminados por fezes de animais ou humanos portadores da bactéria. Além disso, alguns animais domésticos, como tartarugas, pássaros e répteis, correm o risco de serem portadores assintomáticos da salmonela e transmiti-la para as pessoas.


A contaminação por salmonelose, que se manifesta com sintomas como diarreia, febre, dor abdominal, náuseas e vômitos, na maioria das vezes, é resolvida em uma semana, mas em alguns casos pode haver complicações, como desidratação, infecção generalizada e até mesmo morte. 


Os mais vulneráveis são as crianças, os idosos e as pessoas que possuem o sistema imune fragilizado.


Para evitar a contaminação por salmonela, é importante seguir algumas medidas de prevenção:


  • Lavar bem as mãos antes e depois de manipular alimentos, especialmente carnes e ovos crus.


  • Cozinhar bem os alimentos de origem animal, até que não haja partes rosadas ou cruas.


  • Evitar o consumo de leite e derivados não pasteurizados.


  • Lavar bem as frutas e verduras antes de consumi-las.


  • Armazenar os alimentos em locais limpos e refrigerados.


  • Não misturar alimentos crus com cozidos ou prontos para o consumo.


  • Higienizar bem os utensílios e superfícies que entram em contato com alimentos crus.


Segundo o médico infectologista Dr. João Silva, do Hospital de Fão, de Portugal, “a salmonelose é uma das principais causas de intoxicação alimentar no mundo”. Por isso ele alerta para a importância de procurar um serviço de saúde em caso de sintomas persistentes, pois caso a doença se agrave, será necessário um tratamento com antibióticos.

Mas como saber se um alimento está contaminado por salmonela?


Infelizmente, não é possível identificar a presença da bactéria pela aparência, pelo cheiro ou pelo sabor do alimento, seria necessário fazer um exame laboratorial. Portanto, é essencial seguir as recomendações de conservação e preparação dos alimentos para evitar a proliferação da bactéria. 


Alguns alimentos, como ovos, podem ter a casca contaminada, então é importante lavá-los antes de quebrá-los e não consumi-los crus ou mal cozidos. 


A salmonela pode estar na superfície de carnes e frangos: não se esqueça de cozinhar bem todas as partes e não use a mesma faca ou tábua para cortar outros alimentos.

Foto: Internet 

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.