Quem é Wim Hof e como é sua técnica de longevidade?

O corpo humano não consegue suportar temperaturas muito baixas, na verdade 2 graus abaixo do normal já é o suficiente para o corpo ter um início de hipotermia, e 2 graus significa 35 graus celsius. A temperatura corporal ideal é de 37 graus. Acima disso, com 42 graus as proteínas do corpo começam a cozinhar, já com o mínimo suportável de 20 graus a tendência é uma parada cardíaca fatal. Porém o corpo humano consegue suportar melhor o frio do que o calor.  

Mas um homem nascido na Holanda vem desafiando a lógica e as pesquisas científicas por trás desses resultados. Wim Hof já bateu vários recordes no quesito frio intenso. Ele provou para a ciência que aprender a suportar temperaturas congelantes pode ajudar na saúde e no bem-estar. O novo guru da atualidade diz também que qualquer pessoa pode fazer o que ele faz. 


Quer descobrir exatamente quem é Wim Hof e sua técnica para lidar com as baixas temperaturas e ter uma vida saudável? Então continue por aqui.


Wim Hof já subiu do acampamento base do Everest até os 7 400 metros só de shorts, mas teve que desistir porque machucou o pé, ele estava descaso. 


Mas o Homem de Gelo, como é conhecido hoje em dia, já escalou o Monte Kilimanjaro, o mais alto da África, praticamente sem roupa. Além disso, ele correu 21 quilômetros no Círculo Ártico a 20° negativos. E todas as aventuras de Wim Hof são sempre usando apenas shorts ou sungas. 


Wim Hof é detentor de 20 recordes mundiais, dentre eles, ficar submerso em água com gelo por quase 2 horas: para ser mais exato - 1 hora e 52 minutos. Outro recorde do homem de gelo foi andar 80 metros só de sunga na crosta do Polo Norte.


Hof começou a se desafiar depois de ter perdido sua esposa para a depressão. Ela tinha transtorno de personalidade e vivia à base de remédios. Ela faleceu quando os filhos do casal ainda eram bem pequenos. 


Wim Hof diz que enfrentar os desafios no gelo durante a fase do luto o ajudou a suportar a dor e entender como podemos controlar nosso corpo e nossa mente apenas com a respiração e muito foco e disciplina. 


A técnica do homem de gelo é a seguinte: se expor a ambientes frios, colocar o máximo de oxigênio para dentro dos pulmões e se concentrar para manter o corpo aquecido por meio desse processo e quando combinados com práticas de yoga e meditação é possível aguentar o frio que você quiser.


O treinamento respiratório do Guru permitiu que ele não só aprendesse a controlar a respiração como também a frequência cardíaca e a circulação sanguínea. Durante o desafio onde ele esteve em um tanque com gelo por 112 minutos, os especialistas afirmaram que ele manteve a temperatura ideal dos 37 graus celsius sem tremer. Isso significa que Hof controla sua própria condição corporal. O nosso corpo treme em ambientes frios para estimular o calor interno, mas no caso dele não foi necessário.


Hof se submete a inúmeros testes para provar que sua técnica funciona e em um deles, realizado em 2014, os pesquisadores analisaram o  irmão gêmeo de Wim Hof: que possui uma vida sedentária e não se expõe ao frio extremo.


Nas pesquisas, ambos realizaram os métodos de respiração ensinados pelo homem de gelo e depois foram colocados em um ambiente com temperatura média de 13 graus celsius. O resultado concluiu que não houve diferença significativa nas duas pessoas, indicando que o estilo sedentário do irmão de Hof não interferiu no processo, o que prova que a respiração durante a exposição ao frio pode causar produção adicional de calor pela contração muscular respiratória. 


Mas o mais curioso, é que Wim Hof afirma, e foram realizados novos testes para provar isso, de que ele pode controlar a manifestação de algumas doenças somente com esse método respiratório. 


Em 2011, ele foi injetado com uma série de bactérias que causariam alguns desconfortos e sintomas como febre, dor de cabeça e calafrios, mas Wim não sentiu absolutamente nada. Os especialistas disseram que ele foi capaz de ter uma resposta positiva do sistema imunológico. 



O mesmo exame foi repetido com 12 de seus discípulos e o resultado foi o mesmo. O homem de gelo diz que o Método Wim Hof ​​é uma ferramenta eficaz capaz de combater os sintomas de várias doenças autoimunes como artrite reumatóide, esclerose múltipla e a doença de Parkinson. Mas há controvérsias: os críticos do guru dizem que não é possível comprovar tal afirmação já que as alegações não foram cientificamente comprovadas.


Foto: Ilustração

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.