5 dicas infalíveis para superar o efeito platô e alcançar resultados incríveis na sua saúde

 


O efeito platô é um fenômeno comum em várias áreas da vida, principalmente em relação à perda de peso, condicionamento físico, ganho de massa muscular e aumento da resistência aeróbica, por exemplo. É quando você atinge um ponto em que seu progresso parece não avançar mais, mesmo que você continue trabalhando duro, se exercitando regularmente e seguindo uma dieta saudável.

Várias razões podem desencadear o efeito platô e, quando nos referimos à parte física, o metabolismo é um dos primeiros a mostrar estagnação: o que significa que ele queima menos calorias em repouso do que quando começou a dieta. Além disso, a pessoa deve ter atingido um ponto em que seu corpo está tão confortável com o peso atual, que não quer mais perder tanta gordura.


Por isso, para vencer esta fase, é necessário fazer algumas mudanças na rotina de exercícios e dieta. É importante tentar ajustar a ingestão de calorias e macros para que o corpo continue queimando gordura e ganhando músculos. Isso inclui aumentar a quantidade de proteínas, diminuir o consumo de carboidratos ou adicionar alimentos termogênicos na alimentação.


É considerável lembrar que o efeito platô é normal e faz parte do processo de crescimento. Na verdade, é um sinal de que você está chegando perto do seu potencial máximo, mas ainda há um pouco mais de trabalho a ser feito para que você alcance o próximo nível.


Anúncio

Bom, aqui estão algumas dicas específicas que vão auxiliá-lo a superar o efeito platô:


  1. Varie seus exercícios: quando você faz os mesmos exercícios repetidamente, seu corpo se adapta e, eventualmente, para de se desafiar. Tente mudar seu treino - experimente novos tipos de atividade física, varie no tempo e descanso entre eles.


  1. Aumente a carga: se você já está seguindo uma rotina de exercícios regularmente, pode ser hora de aumentar a intensidade. Isso quer dizer pegar um pouco mais de peso, fazer menos ou mais repetições, mudar a duração do exercício, ou a frequência do treinamento.


  1. Ajuste sua dieta: isso ajudará a aumentar o seu metabolismo. Tente remanejar suas porções de comida ou trocar alguns alimentos por produtos mais saudáveis. Considere também adicionar proteínas magras à sua dieta, já que elas ajudam a construir massa muscular e a queimar gordura.


  1. Monitore seu progresso: mantenha um registro do seu desempenho, como suas medidas corporais, peso ou resultado dos exercícios. Isso deve determinar se o seu treino e alimentação estão funcionando ou se precisam ser ajustados.


  1. Descanse o suficiente: o descanso é importante para permitir que seus músculos se recuperem e se reconstruam. Se você dormia 6 horas por noite, passe a dormir por pelo menos 7 horas e adicione dias de descanso durante a semana para permitir que seu corpo se recupere completamente.


O efeito platô pode ser uma fase difícil de superar, mas seguindo essas dicas, você, com certeza, vai continuar avançando em direção aos resultados que deseja. Lembre-se de que é normal enfrentar obstáculos ao longo do caminho e o que importa é como você trabalha para alcançá-los.


Propaganda





Foto: Pixabay

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.