50% dos adultos brasileiros podem desenvolver diabetes até 2045


Desde que o diabetes foi percebido pela primeira vez no Egito Antigo, em 1500 a.C, muito já foi descoberto. A resposta para a cura, talvez, deva estar próxima - diante das inúmeras pesquisas que estão sendo realizadas atualmente, mas acontece que, até lá, milhares de pessoas devem sofrer com tratamentos médicos, isso porque os casos de diabéticos crescem ano após ano.


Dados da Federação Nacional de Diabetes apontam que o Brasil é o sexto país com o maior número de diabéticos no mundo e essa estatística deve aumentar consideravelmente até o ano de 2045. 


Hoje, mais de 15 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos vivem com a doença. Nos próximos 22 anos o diabetes vai atingir mais de 23 milhões de brasileiros, ou seja, 50% da população adulta - sendo que a proporção sobe para idosos acima de 65 anos.

O que causa a diabetes?


Quando o médico grego Aretaeus nomeou a enfermidade como diabetes mellitus, sabia-se apenas que a urina dos pacientes era adocicada: e como ele sabia disso? Bom, como é de se imaginar… isso mesmo, provando! 


De lá pra cá, outros especialistas desenvolveram métodos de pesquisas que comprovaram que o problema afetava o pâncreas, porém, antes dessa descoberta, todos os pacientes morriam meses depois do diagnóstico. 


Anúncio

Foi então que em 1921, dois médicos (Frederick Banting e Charles Best) publicaram a causa definitiva para a diabetes: falta de insulina - uma substância produzida pelo pâncreas.


A maioria das pessoas diagnosticadas com diabetes vai ter uma das duas principais variantes: a tipo 1 e a tipo 2.


O diabetes tipo 1 é encontrado em apenas 10% dos casos e é considerado uma disfunção crônica, pois afeta - boa parte das vezes, crianças e adolescentes. Já os outros 90% são do tipo 2 e a causa principal para o diabetes tipo 2 é o sedentarismo e a obesidade. 


A pesquisa da Federação estima que mais de 5 milhões de brasileiros têm a doença, mas não sabem!

Quanto se gasta com o tratamento para diabetes


O Brasil é um dos três principais países que mais gastam com tratamentos para a enfermidade, isso significa que o valor chega a quase 43 bilhões de dólares, segundo informa o relatório da Federação Nacional de Diabetes. 


As nações com o maior número de enfermos e custos, respectivamente são: China (US$ 165,3 bilhões) e Estados Unidos com US$ 379,5 bilhões. 


Devido à crescente alta dos casos de diabetes, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera a doença uma epidemia - cerca de 537 milhões de adultos pelo mundo têm esse problema.


Foto: Pexels

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.