Hiponatremia - a overdose de água que pode ter matado Bruce Lee, aponta novo estudo

Um estudo recente da Universidade de Aberdeen, publicado pela revista Science, revelou que - diferente do que se acreditou durante anos -, nem sempre seu corpo precisará ingerir 2 litros de água por dia: tudo vai depender dos alimentos que você comeu, da idade, da região onde vive e do tipo de vida que se leva - sedentária ou ativa. 

A pesquisa mostrou que a quantidade deve variar entre 1,3 a 1,8 litros para a maioria das pessoas, mas não existe um número específico, ou seja, não é uma regra. Mais de 5 mil pessoas de 23 países, com idades entre 8 dias e 96 anos, participaram dos testes.


Eles utilizaram uma técnica com hidrogênio e oxigênio em isótopos rastreáveis - que são átomos que se diferenciam - assim foi possível determinar a quantidade de água eliminada por cada indivíduo analisado. 


Porém, foi comprovado que o gasto maior de água está entre as pessoas com 20 a 35 anos. 


A ciência diz não ter uma quantidade certa, mas há um limite. E é essa ultrapassagem de limite que pesquisadores acreditam, hoje, em uma nova hipótese, ter matado Bruce Lee. 


Anúncio

Tomar muita água pode matar e isso pode ter acontecido com Bruce Lee


A morte de Bruce Lee há anos sofre com especulações e teorias da conspiração, isso porque o ator de artes marciais mais famoso dos anos 70, morreu subitamente aos 32 anos. 


O relatório oficial diz que Lee faleceu por causa de um edema cerebral devido a hipersensibilidade ao Equagesic (aspirina para dor de cabeça) - seu cérebro estava inchado quando a autópsia foi feita, mas histórias como envenenamento pela máfia chinesa, italiana ou americana e insolação já foram levantadas, porém todas refutadas.


A primeira por falta de provas: ausência de lesões físicas e envenenamento no resultado da autópsia; e na segunda teoria os pesquisadores disseram que a “remoção da glândula axilar não é suficiente para perturbar a termorregulação”. Lee fez uma cirurgia para diminuir a sudorese. 


Meses antes de morrer, Bruce Lee sentia fortes dores de cabeça e, durante a dublagem do filme Operação Dragão entrou em convulsão. Ao chegar no hospital, foi constatado que ele tinha uma pequena pressão craniana: depois de alguns dias foi liberado. Mas após outras crises de dores e convulsões, acabou falecendo. 


Anúncio

Mas um novo estudo do Clinical Kidney Journal diz que Bruce Lee morreu por ingerir muita água, o que provocou a hiponatremia. 


A hiponatremia acontece quando há um desequilíbrio na concentração de minerais no sangue: isso quer dizer dos eletrólitos como o cloreto, sódio, bicarbonato e potássio - eles ajudam a manter o equilíbrio das funções nervosas e musculares.


A ingestão abusiva de água dilui esses minerais a níveis baixíssimos e isso pode provocar problemas como náuseas, dores de cabeça, inércia, convulsões e até a morte.   


Sabe-se que Bruce Lee era adepto a dietas líquidas, mas no primeiro momento a possibilidade de hiponatremia não foi cogitada. A pesquisa aponta que há relatos de que o ator sentiu tontura e dor de cabeça após beber água horas antes de sua morte.


“Em conclusão, levantamos a hipótese de que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água, que é principalmente uma função tubular. Isso pode levar a hiponatremia, edema cerebral e morte em poucas horas se o excesso de ingestão de água não for compensado pela excreção de água na urina, o que está de acordo com a linha do tempo da morte de Lee”, afirmou o estudo.


Anúncio 

Quantos litros de água são necessários para ter uma hiponatremia?



Para ter um controle da quantidade de água que nosso corpo precisa, alguns médicos sugerem prestar atenção na cor da urina, se tiver amarelada para um tom alaranjado, significa que sua ingestão de água não está sendo suficiente: beba mais! 


Nosso rim é capaz de filtrar até 1 litro de água por hora, acima de 3 litros corre-se o risco de intoxicação e hiponatremia.


Foto: Internet, Pixabay

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.