Câmera escondida é encontrada por casal em apartamento alugado, através da Airbnb, em Copacabana

 


A câmera foi vista pelo casal Ana Lúcia Bezerra e Júlia Stoppa depois que uma delas notou um brilho diferente vindo de um armário que estava no quarto. Elas só tiveram certeza sobre a suspeita após tirarem uma foto com flash do local e abrirem um compartimento disfarçado como saída de ar.

Segundo Ana Lúcia, o casal foi gravado por, pelo menos, uma semana até descobrirem a câmera. Elas tentaram encontrar em contato com a empresa, porém tiveram problemas. “O suporte da Airbnb no começo foi muito bom, mas depois foi ficando moroso, as ligações começaram a cair. Nós não conseguimos até agora as gravações, estamos solicitando desde então e até agora não foi passado”, afirmou ela em uma entrevista para o RJ1


Anúncio

A reportagem informou que não conseguiu entrar em contato com o proprietário do apartamento e divulgou que a plataforma Airbnb disse em nota “que condena qualquer postura ou atitude que viole a privacidade de seus usuários. Informou ainda que a segurança é prioridade da plataforma e que desativou o anúncio e suspendeu o perfil do anfitrião enquanto avalia o ocorrido. A empresa não informou se adotará medidas jurídicas contra o proprietário”.


Em alguns stories postados no Instagram, Júlia explica que chamaram a polícia e entraram em contato com uma advogada, porém ela acredita que talvez as denúncias não deem em nada já que o dono do apartamento é Francês e não mora no Brasil.






Além disso, o casal notou que na casa existiam muitas luzes coloridas e até câmeras no computador, mas afirmaram que essas estavam desconectadas. 


As mulheres saíram do local 10 minutos depois de descobrirem tudo. Horas depois as vítimas receberam uma mensagem do aplicativo informando que deveriam pagar o valor de R$ 10 mil por danos causados ao imóvel. 


Para as mulheres, um ajudante do proprietário foi até o apartamento no mesmo momento em que saíram do Airbnb. Elas acreditam que estavam sendo vigiadas em tempo real. 


Veja o vídeo aqui.

Cuidados que precisamos ter em apartamentos e lugares públicos como Airbnb


Ao chegar no local, certifique-se de que não existem câmeras escondidas em objetos de decoração como relógios eletrônicos (de parede ou que estejam em mobílias); abajures, ventilador de teto, porta retrato, plantas, livros, ursinhos, alarme de incêndios ou até mesmo, frascos de desodorante. 


Esse último parecer absurdo, mas de acordo com a revista Time, um turista de Hong Kong colocou uma câmera dentro de um pote de desodorante e deixou o produto dentro de uma bolsa no banheiro de um hostel em Bondi Beach, Sydney - Austrália. Ou seja, os casos estão se espalhando pelo mundo todo. 


Anúncio

É importante verificar atentamente porque cada dia que passa as câmeras estão cada vez menores e com tecnologias avançadas, por exemplo, existem câmeras que só funcionam através de movimento: quando você passa, começa a gravar, o que faz com que economizem bateria. 


Outro sinal é ficar de olho nos aparelhos estranhos ligados a energia elétrica, isso pode ser um indicador que existem câmeras lá - já que a maioria necessita de eletricidade para funcionar. Hoje existem até óculos com câmera escondida. 


Você também pode fazer como o casal e verificar os aparelhos jogando uma luz em cima do aparelho para ver dentro do objeto suspeito.



Fotos: Perfil pessoal

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.