Redes sociais fazem mal? Teste de 24h sem usá-las

Alguma vez você já tentou fazer um detox digital? A ideia de ficar longe da tela do celular vem ganhando força na comunidade artística, segundo informou o site DW em uma reportagem sobre o tema. 

Na matéria, o DW apontou que famosos como Ed Sheeran, Britney Spears, Miley Cyrus, Justin Bieber e Selena Gomez largaram as redes sociais por um tempo, cada um com seus motivos pessoais: “discurso de ódio, tempo excessivo de tela e o narcisismo que impera nas redes”, disse o DW.


Porém, não é possível afirmar ao certo, o quanto essa decisão é boa ou ruim para os usuários, isso porque algumas pesquisas apontaram que ficar longe do Instagram, Twitter ou TikTok faz bem, já em outros casos o resultado pode provocar estresse e solidão, é o que afirmou uma pesquisa de 2019, da Universidade de Abu Dhabi.


Anúncio

Um dia sem entrar nas redes sociais


Fiz o teste: fiquei quase 24h sem entrar nas redes sociais acima mencionadas - como não costumo usar Twitter e TikTok, tive apenas que me preocupar com o Instagram, e isso ajudou bastante. 


Me dei conta de que passava pelo menos 3 horas na plataforma, e esse tempo poderia ser utilizado de outra forma: lendo um livro, aprendendo um idioma, estudando algo novo, então resolvi fazer o detox digital. 


Aproveitei o momento e também não entrei no YouTube, outra plataforma viciante - pessoas passam quase 8 horas por dia assistindo vídeos por lá. 

Resultado do teste pessoal


No início do dia você está super disposto a não perder tanto tempo rolando a tela ou bisbilhotando a vida dos outros, porém, chega uma hora que você precisa de uma pausa e nada melhor para relaxar do que um entretenimento - você não quer pensar, só consumir, rir e se divertir. 


Foi exatamente nesses momentos que me senti chateada (podemos dizer assim), afinal de contas, eu não podia entrar nas redes sociais. Às vezes eu esquecia e, por um instante, quase entrei no Instagram ou no YouTube, foi algo automático. 

Conclusão


O problema, na minha visão pessoal, nunca foram as redes sociais, mas sim quem as consome. Poucas pessoas sabem usar essas plataformas a seu favor e de forma saudável, hoje em dia. 


Não se pode negar que elas são partes importantes para o lançamento e vendas de negócios, produtos e serviços, é por meio delas que muitos ganham dinheiro, alcançam um número imenso de seguidores, compradores e vendedores. 


Ou seja, a população precisa se reeducar e saber o momento certo de acessar esses meios sociais. 


Há quem questione e diga que as pessoas sofrem ao ver o post feliz de outros indivíduos, novamente - não é problema de quem posta, mas da cabeça de quem vê. 


Anúncio

Uso as plataformas para aprender e me inspirar! Se você olhar a vida dos outros com raiva, inveja, tristeza ou qualquer outro sentimento, você precisa de ajuda psicológica porque algo não está bem; algo te falta e culpar o outro por isso não vai te ajudar a superar suas feridas. 


Outro ponto: as pessoas não se responsabilizam pelos próprios atos - ficar rolando a tela por 4 horas é uma questão de escolha. O Instagram tem uma ferramenta programável que informa quanto tempo você está usando a rede, e você pode programar para quando deseja receber a mensagem, depois disso é responsabilidade sua ficar por lá ou não, e é esse controle que os usuários precisam adquirir. 


Gostei de ter feito o teste, amo as redes sociais, mas também sei que é preciso autoconhecimento para saber usá-las da melhor forma.




Foto: Pexels

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.