3 coisas que podemos aprender com a biografia de Anthony Kiedis no livro “Scar Tissue”

A biografia do vocalista do Red Hot Chilli Peppers, além de mostrar toda a trajetória de vida de Anthony Kiedis em sua guerra contra as drogas e crises vividas por ele e seus colegas de banda, a obra consegue transmitir mensagens que podem ser absorvidas por nós como lições e ensinamentos.

O que podemos destacar primeiro é a admiração que Anthony desenvolveu pelo pai quando ainda era criança. Algo que o levou a fazer coisas das quais nunca imaginaria, simplesmente, porque queria ser como ele: por exemplo, ser ator de cinema, ou usar o mesmo estilo de roupas e cortes de cabelo. Mas o problema é que essa relação possuía uma linha tênue da qual Anthony aprendeu tanto coisas boas quanto ruins. 


Blackie Dammett apresentou as drogas para o próprio filho quando ele tinha apenas 12 anos. Além disso, Blackie levava Anthony para todos os lugares inapropriados para uma criança dessa idade - clubes, festas regadas a drogas e álcool, shows, etc. Com isso, o vocalista dos Chilli Peppers passou a apreciar o uso de entorpecentes.   


Nessas idas e vindas, entre uma festa e outra, Kiedis perdeu a virgindade com uma mulher muito mais velha que ele, na época, uma ficante de seu pai. Blackie não hesitou quando Anthony perguntou se ele poderia fazer sexo com a garota: todos concordaram e seguirem em frente. Após esse fato, o vocalista desenvolveu paixões avassaladoras por inúmeras mulheres e diz ter se apaixonado por todas elas. 


O que é delicado dizer aqui é que o pai de Anthony não foi capaz de perceber o quanto suas atitudes e modelo de vida iriam influenciar e mudar a vida do filho pelo resto da vida. 


Querendo ou não, nossos pais são nossos espelhos. São as únicas pessoas com as quais tivemos contato desde o nascimento. Nos inspiram e plantam em nós experiências que vamos levar para o resto da vida. 



O segundo ponto que quero contar nessa resenha do livro Scar Tissue, é a importância que os amigos fizeram na vida do artista. Apesar de brigar muito com os caras da banda, Kiedis teve ótimos momentos com os diferentes integrantes que passaram pelo RHCP. Em várias situações, eles foram essenciais para conter seu uso descontrolado de drogas. Mas a morte por overdose do guitarrista Hillel Slovak não foi motivo suficiente para que Anthony largasse o vício. Isso só aconteceu tempos depois. 

E para encerrar, a terceira coisa que consegui extrair da biografia de Anthony Kiedis é que a persistência e a força de vontade de mudar são as chaves para o autoconhecimento. Kiedis nunca deixou de tentar. Sempre que alguma lucidez pairava em sua mente, ele sabia que a melhor coisa que poderia fazer para si e para os outros era tentar ficar sóbrio o máximo que pudesse, mesmo confessando no livro que muitas vezes deixou de ir aos ensaios e shows porque estava completamente chapado: “abandonar a banda desse jeito foi a sensação mais horrível que tive”, diz ele.


Claro que isso fez o rockstar transformar as experiências que viveu em letras de música para o Red Hot Chilli Peppers - aliás, nenhum deles sabe dizer exatamente como o nome da banda surgiu.  


Mais do que uma autobiografia, Scar Tissue é uma obra de arte para os fãs da banda. Em mais da metade do livro, Anthony fala como eram os ensaios, com quem cantou e fez show, quando a ideia para uma música surgiu, enfim, um prato cheio para mergulhar na vida compartilhada de forma sincera e cheia de detalhes do vocalista de uma das maiores bandas de rock da década de 80, o Red Hot Chilli Peppers. 


Tem vídeo no canal contando muito mais sobre o livro. É só clicar abaixo.



Foto: Ilustração

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.