Por que o analgésico fentanil está matando milhares nos Estados Unidos e Europa?

O fentanil é um analgésico fortíssimo que só pode ser administrado com prescrição médica. Seu uso é tão delicado que hoje especialistas só podem indicá-lo em casos excepcionais. 

Mas nem sempre foi assim. A situação saiu do controle na década de 90 e agora o narcotráfico passou a misturar o opioide em drogas como a cocaína, heroína e metanfetamina. Uma baita sacada dos traficantes que faturam milhões com isso, já que o remédio dá o “barato” instantaneamente, e terrível para os dependentes.  


O fentanil, quando prescrito por um médico, pode se tornar extremamente viciante se consumido por um longo período, diferente da carga contrabandeada: ao sofrer alterações, o produto pode matar até na primeira dose.  


E é isso que está causando a morte por overdose de milhares de pessoas nos EUA e Canadá, por exemplo. Alguns pensam estar comprando heroína quando, na verdade, é só fentanil puro ou misturado. O medicamento é 100 vezes mais potente que a morfina


Foto: Ilustração

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.