LIVRO: O HOMEM QUE VENCEU AUSCHWITZ


Como não poderia ser diferente, é sempre chocante ouvir ou ler os relatos de pessoas que sobreviveram aos campos de concentração no período da Segunda Guerra Mundial; no qual judeus e outras minorias sofreram nas mãos dos nazistas.

Relatos esses que podem ser encontrados em diversos documentários e também no livro “O homem que venceu Auschwitz”: o título não traduz exatamente o conteúdo da obra, diferentemente do nome original em inglês “The man who broke into Auschwitz”, que significa mais ou menos “o homem que tentou entrar/entrou em Auschwitz”.

O livro conta a história de Denis Avey, um soldado britânico que foi capturado pelos nazistas no fim da segunda guerra. 

Durante o período em que esteve preso, Denis foi forçado a trabalhar em um campo de concentração perto de Buna-Monowitz (conhecido também como Auschwitz III). Após ouvir falar sobre a situação dos campos e também ver a fragilidade dos prisioneiros ao lado, o soldado resolve se infiltrar em Buna-Monowitz para tentar entender que tipo de atrocidades ocorriam em Auschwitz.

O período em que passou dentro dos campos de concentração foram o suficiente para traumatizá-lo por anos. Denis só conseguiu contar tudo o que viu e sofreu em Auschwitz muito tempo depois, quando já tinha 91 anos.

A obra possui três fases: primeiro o autor conta um pouco de sua vida no exército britânico; depois Avey fala sobre os campos de concentração: como fugiu e tudo o que passou no período em que esteve preso. Já no conteúdo final, o soldado revela os seus traumas de guerra – as dificuldades e transtornos que teve de enfrentar durante os anos seguintes.

O homem que venceu Auschwitz é um livro emocionante e desolador. Em muitos momentos é preciso ter estomago forte para passar pelas páginas que relatam as barbáries dos campos nazistas.

Foto: Ilustração 

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.