RESENHA DO LIVRO: TRANSFORMANDO SUOR EM OURO

Já vou logo confessando que sou suspeita para falar do Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho. Um dos maiores técnicos das seleções masculina e feminina de vôlei do Brasil.

Coincidentemente, finalizei a leitura de seu livro: Transformando Suor em Ouro, dias depois de ele oficializar sua aposentadoria. Seu sucessor – Renan Dal Zotto, que deixou as quadras há mais de 8 anos para cuidar do filho diagnosticado com leucemia linfática aguda. Mas vamos manter o foco.

A obra é inspiradora. Bernardinho conta – além das situações vividas durante os
anos em que treinou, não só os times brasileiros, mas também outros internacionais – as dificuldades da época de quando era levantador reserva. Ele sabia que nunca seria um destaque, mas ensina como é importante insistir e dar o melhor de si.

O livro vai muito além de uma biografia nua e crua. Bernardo aponta grandes referências de outros autores que o influenciaram, que lhe abriram os olhos e serviram de base para o seu trabalho junto às seleções.

Em boa parte, me peguei ativamente refletindo sobre tudo que lia: conselhos, broncas, atitudes tomadas por ele nos treinos, nos jogos, com os atletas. Engana-se quem pensa que o livro é somente para os interessados no esporte, não. É bem mais! Não é à toa o ex- técnico ser convidado para dar inúmeras palestras para o setor empresarial.

Os pontos marcantes da leitura são os momentos onde o autor fala da união dos jogadores; faz observações sobre vaidade, ego, vitórias: "O ideal é não elevar o ego às alturas nem deixar que algo o jogue para baixo, minando sua autoestima. É uma questão de equilíbrio". “Não se deve fazer nada na vida sem paixão”.

Enfim, leiam. Gostei muito!

Foto: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.