DICA DE FILMES SOBRE BALEIAS

Quem me acompanha nas redes sociais sabe, ou se você leu o “Quem sou” aqui deste blog também vai saber – sou apaixonada por baleias. Muitas pessoas me perguntam o porquê desse amor todo. Para falar a verdade, nem eu mesma sei. Se você gosta de cachorros, não existe um motivo específico para isso, você simplesmente gosta. Acredito ser assim comigo, mas ao invés de cachorros, baleias. Hahaha.

Por isso, vim indicar três filmes super legais para você que, assim como eu, tem adoração por esses animais. Ou para quem deseja saber mais sobre eles.

Já quero começar com “O Grande Milagre”. Esse filme me marcou muito porque fui ao cinema sozinha, em um horário que ninguém vai, só para assisti-lo. Como não era uma obra cinematográfica de grande bilheteria, só havia uma sessão: a do meio-dia. E, acreditem – estava vazia –, ficou assim até o final. Isso significa que a sala era só minha.

O Grande Milagre (Big Miracle, em inglês) é a história real de três baleias-cinzentas que ficaram presas sob o gelo do Ártico e foram salvas por um repórter e por uma ativista do Greenpeace inconformados com tal situação. Eles conseguiram mobilizar a imprensa, empresas do ramo de petróleo e contaram, ainda, com o apoio dos russos e dos americanos no salvamento dos animais.


O segundo, e tão importante documentário, Blackfish, foi um filme lançado em 2013 que abalou a indústria dos parques aquáticos, principalmente o SeaWorld. O documentário acusa a organização de maus-tratos e foca no caso da orca Tilikum: mantida em cativeiro por muitos anos, ela foi a responsável pela morte da treinadora Dawn Branchaeu e de outras pessoas. A película aponta a vida em cativeiro e o estresse vivido pelos animais como consequência.


Encantadoras de Baleias (Whale Rider, em inglês) fala sobre a tribo Maori que acredita ser descendente de um domador de baleias chamado Paikea. O filme mostra a quebra de paradigmas de uma tradição que diz que o primeiro filho será o chefe da tribo e por isso é considerado o sucessor de Paikea, mas após a morte do pai, atual líder, quem assumi é a irmã. Mas ela encontra resistência no avô que insiste em manter a tradição.


Foto: Sebastião Salgado

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.