Gripe aviária no Brasil tem origem na costa do Pacífico, aponta estudo

Um estudo publicado em agosto revelou que o vírus da gripe aviária que vem se espalhando pelo Brasil desde maio é muito semelhante ao que circula no Chile e no Peru desde 2022.

Os pesquisadores sequenciaram o genoma do vírus que infectou a primeira ave brasileira diagnosticada com a doença, um trinta-réis-de-bando encontrado morto no litoral do Espírito Santo.


A análise mostrou que o vírus é da variedade de alta patogenicidade H5N1, que surgiu na Europa em 2020 e se disseminou pelo mundo, chegando à América do Sul pela costa do Pacífico.



A gripe aviária é uma doença infecciosa que pode afetar aves domésticas e silvestres, e em alguns casos, mamíferos, incluindo humanos. O vírus é transmitido por contato com secreções respiratórias ou fezes contaminadas e provoca sintomas graves nas aves sensíveis, como problemas respiratórios, digestório e nervoso. 


As aves aquáticas migratórias são hospedeiros naturais e reservatórios do vírus e podem carregá-lo por longas distâncias sem apresentar sinais da doença.


Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), até 21 de setembro foram registrados 106 focos de gripe aviária no Brasil, sendo 103 em aves silvestres e três em aves de subsistência. Outros dez focos potenciais estavam em investigação. Até o momento, não há casos confirmados em aves de granja ou em humanos no país.


A entrada do vírus no Brasil acendeu um alerta para o risco de contaminação dos criatórios comerciais de aves, que podem sofrer um grande impacto econômico caso ocorra uma epidemia. 


O Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador de carne de frango do mundo. Para evitar que o vírus alcance as granjas, os especialistas recomendam medidas de biosseguridade, como manter as aves domésticas em ambientes telados, desinfectar equipamentos e veículos, limitar a entrada de visitantes e usar equipamentos de proteção pessoal.


O estudo que identificou a origem do vírus no Brasil foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Mapa. 


O artigo foi disponibilizado no repositório de preprints da Social Science Research Network (SSRN) e ainda não foi revisado por pares. “Nosso estudo é um breve relato do primeiro caso identificado no Brasil”, diz o microbiologista Aristóteles Góes-Neto, da UFMG para a Revista Fapesp. 


“A espécie infectada, o trinta-réis-de-bando, é muito comum no país, encontrada do Amapá ao Rio Grande do Sul, inclusive nas ilhas oceânicas”, acrescentou. 

Quais são os sintomas da gripe aviária em humanos?


Os sintomas da gripe aviária em humanos são muito semelhantes aos da gripe comum, mas podem evoluir mais rapidamente e causar complicações graves. 


Eles costumam aparecer de 2 a 8 dias após o contato com aves infectadas ou carne mal cozida de aves contaminadas. A pessoa pode sentir:


  • Dor de garganta

  • Febre alta, acima de 38ºC

  • Dor no corpo

  • Mal-estar geral

  • Tosse seca

  • Calafrios

  • Fraqueza

  • Espirros e secreção nasal

  • Dor abdominal

  • Sangramentos pelo nariz ou pela gengiva

  • Problemas respiratórios, como falta de ar ou pneumonia


Se você suspeita que pode ter contraído o vírus da gripe aviária, procure um médico imediatamente para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.


Foto: Internet

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.