Brasil e Japão celebram 115 anos de imigração com isenção de visto para turistas

Em 2023, o Brasil e o Japão comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, que teve início em 1908 com a chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao país.

Desde então, a comunidade nipo-brasileira se tornou a maior do mundo fora do Japão, com cerca de 1,9 milhão de descendentes. E para celebrar essa data histórica e fortalecer os laços entre as duas nações, os governos chegaram a um acordo.



A partir de 30 de setembro de 2023, os turistas de ambos os países terão a isenção (válida inicialmente por três anos) de vistos de turismo para portadores de passaporte comum.


Com a medida, não será necessário solicitar um visto, desde que a estadia - tanto no Brasil quanto no Japão - não ultrapasse 90 dias. Mas, atenção: a mudança se aplica para todos os passaportes brasileiros válidos com chip, emitidos desde 2011. 


Os turistas que, por alguma razão, não têm passaportes com chip deverão obter o visto antecipadamente para entrar no Japão. Ainda segundo o Ministério do Turismo, a medida não vale para brasileiros que desejam entrar no país japonês para trabalhar.


O entendimento decorre do anúncio do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, por ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado.


O encontro teve como objetivo estender isenção de visto de visita a brasileiros e abrir espaço para a reciprocidade. Isso é uma forma de estimular o intercâmbio cultural e econômico entre os dois países, que já têm uma longa história de cooperação e amizade. 


Segundo o embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia, a medida vai facilitar o fluxo de pessoas entre as duas nações e aumentar as oportunidades de negócios, investimentos, educação e turismo.


Para o professor de relações internacionais da Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Casarões, o acordo é um gesto simbólico que reflete a importância estratégica entre as nações.


Ele afirma que os dois países compartilham valores democráticos e interesses comuns em temas como meio ambiente, energia, tecnologia e segurança regional.


Casarões também destaca que a medida pode contribuir para aumentar o conhecimento mútuo entre as duas sociedades e fortalecer os laços afetivos entre os descendentes de japoneses no Brasil e seus familiares no Japão.


Ele lembra que muitos brasileiros têm interesse em conhecer a cultura japonesa, que é rica e diversa, e que muitos japoneses têm curiosidade sobre o Brasil, que é um país continental e multicultural.


Foto: Canva

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.