Como ter um relacionamento monogâmico saudável e feliz

Muitos casais optam por um relacionamento monogâmico, ou seja, aquele em que se comprometem a serem fiéis e exclusivos um com o outro. Esse tipo de relação pode trazer benefícios como confiança, intimidade, segurança e apoio mútuo.

No entanto, também pode apresentar desafios como rotina, ciúme, conflito e insatisfação. Por isso, é importante saber como cuidar da saúde do relacionamento e evitar problemas que possam prejudicá-lo.


Segundo a psicóloga e terapeuta de casais Marina Simas de Lima, co-fundadora do Instituto do Casal, existem alguns pilares que sustentam um relacionamento monogâmico saudável: comunicação, respeito, confiança, paixão e diversão. 




A comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável e feliz. É essencial que os parceiros se expressem honestamente sobre seus sentimentos, necessidades, desejos e expectativas”, explica. Lima também destaca que é importante que o casal escute um ao outro com atenção, respeito e empatia. “A conversa aberta ajuda a evitar mal-entendidos, resolver problemas e fortalecer o vínculo entre o casal”, afirma ela.


O respeito é o reconhecimento da individualidade do outro. Cada pessoa tem sua própria personalidade, interesses, opiniões e valores. É importante que o casal tenha seu próprio espaço, sem tentar mudar ou controlar o parceiro. Ao mesmo tempo, é bom oferecer apoio para o crescimento pessoal e profissional um do outro, incentivando os sonhos e projetos.


Marina Simas diz ainda que sentir confiança no relacionamento é ter a certeza de que o parceiro é leal, honesto e transparente. Isso impede que sentimentos como o medo de serem traídos ou abandonados atrapalhem o bom andamento da união. “Para isso, é preciso que eles evitem situações que possam gerar desconfiança ou ciúme, como flertar com outras pessoas ou esconder informações importantes”, alerta a terapeuta.


Anúncio

a paixão é um dos maiores desafios de um relacionamento monogâmico saudável, pois tende a diminuir com o tempo. Por isso, é importante investir na vida sexual e buscar novas formas de prazer e intimidade, não esquecendo de manter o romance fora da cama e surpreender o parceiro com gestos de carinho, elogios e presentes.


Marina Simas de Lima afirma que cada casal é único e tem suas próprias regras e acordos. O mais importante é que os parceiros se amem, se respeitem e sejam felizes juntos, e se divertir faz parte do processo.


A diversão ajuda a manter um relacionamento saudável e feliz, pois torna a relação mais leve e divertida. Os casais podem compartilhar hobbies, atividades físicas, viagens e aventuras que aumentem a cumplicidade e a energia do casal”, finaliza Marina.


Foto: Canva

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.