Negocie como Don Corleone: como “O Poderoso Chefão” inspira estratégias empresariais

O filme “O Poderoso Chefão”, lançado em 1972, é considerado um dos maiores clássicos do cinema mundial, aclamado pelo público e pela crítica.

Dirigido por Francis Ford Coppola e baseado no romance homônimo de Mario Puzo, o longa-metragem conta a história da família Corleone, uma das mais poderosas organizações criminosas dos Estados Unidos na década de 40.


Além de retratar os conflitos, as intrigas e a violência do mundo da máfia, o filme também oferece valiosas lições de liderança, estratégia e negociação para quem deseja se destacar no mundo dos negócios. Afinal, como diz o personagem Michael Corleone, interpretado por Al Pacino: “Não é pessoal, Sonny. São apenas negócios”.



Algumas lições do filme podem ser aplicadas na vida real na área de gestão de empresas, equipes e projetos. 

Como o filme “O Poderoso Chefão” ensina sobre liderança, estratégia e negociação


Um dos principais ensinamentos do filme é a importância de ser um líder respeitado, admirado e seguido pelos seus colaboradores. O patriarca da família, Don Vito Corleone, vivido por Marlon Brando, é um exemplo de como exercer uma liderança eficaz, baseada na confiança, na lealdade e na reciprocidade.


Don Corleone sabe delegar tarefas, ouvir conselhos e reconhecer os talentos de cada um dos seus filhos e aliados. Ele também sabe motivar e inspirar as pessoas que trabalham para ele, oferecendo favores em troca de futuras retribuições. Don não impõe o seu poder pela força ou pelo medo, mas pela influência e pela persuasão.


Para Arnaldo Gunzi, consultor e professor de gestão de projetos, um líder deve ter visão estratégica, capacidade de comunicação e habilidade para lidar com situações adversas. “Um líder deve saber planejar, executar e controlar os seus objetivos, além de se adaptar às mudanças do ambiente. Ele também deve saber se expressar com clareza e assertividade, sem perder a empatia e o respeito pelos outros. E deve ter coragem para enfrentar os desafios e tomar decisões difíceis, sem deixar que as emoções afetem o seu julgamento”, afirma Gunzi.

Estratégia: conheça o seu mercado, os seus concorrentes e os seus clientes


Outra lição que “O Poderoso Chefão” transmite é a necessidade de ter uma estratégia bem definida para alcançar os seus objetivos no mercado. 


Anúncio

Don Corleone conhece profundamente o seu ramo de atuação, que envolve atividades ilícitas como jogo, prostituição e extorsão. Ele sabe quem são os seus concorrentes, os seus clientes e os seus fornecedores. Também vê quais são as oportunidades e as ameaças que cercam o seu negócio.


Por isso, ele consegue antecipar os movimentos dos seus rivais, negociar com os seus parceiros e proteger os seus interesses - não se deixa seduzir por propostas tentadoras que podem comprometer a sua reputação ou a sua segurança. E mais, ele não se arrisca em investimentos que não domina ou que não estão alinhados com a sua visão de negócio.


Para Carlos Viveiro, consultor e professor de negociação da Negociarte, é preciso ter uma visão sistêmica do mercado e dos seus stakeholders. “Um bom negociador deve coletar informações sobre os seus interlocutores, entender as suas necessidades, expectativas e motivações. Ele analisa o contexto em que a negociação está inserida, identificando as forças e as fraquezas de cada parte envolvida. Assim, pode elaborar uma proposta que atenda aos seus interesses e aos interesses dos outros”, explica Viveiro.

Negociação: seja confiante, paciente e flexível


Por fim, o filme também revela alguns segredos para conduzir uma negociação bem-sucedida. Don Corleone demonstra ter confiança em si mesmo e na sua capacidade de persuadir os outros: não se intimida diante de situações desfavoráveis ou de pessoas hostis. Ele mantém a calma e a postura, sem perder o controle ou a razão.


Don Corleone mostra paciência e flexibilidade durante as negociações. Isso permite que ele não tenha pressa em fechar um acordo, nem se deixe levar pela primeira oferta. O importante é saber ouvir, questionar e argumentar, isso permite encontrar uma solução que seja benéfica para ambas as partes, evitando conflitos desnecessários. É indispensável ceder, de vez em quando, para manter um bom relacionamento com os seus interlocutores. 


Anúncio

“Um bom negociador deve ter inteligência emocional para lidar com as suas próprias emoções e com as emoções dos outros”, diz Beatriz Bernardi, psicóloga e consultora da Mega Sistemas Corporativos. 


O filme “O Poderoso Chefão” é, sem dúvida, uma obra-prima do cinema que transcende o seu gênero e o seu tempo. Além de entreter e emocionar os espectadores, ele também educa e inspira os profissionais que querem se aprimorar no mundo dos negócios. Por isso, vale a pena assistir ou rever esse clássico e aprender com as suas lições.


Foto: Internet

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.