Você sabe se está em uma relação abusiva, e isso não é só sobre o amor


Imagine a seguinte situação: você está no seu local de trabalho e seu chefe, educadamente, pede para você fazer algo para ele. Depois disso, ao analisar os resultados, ele chega em sua mesa e começa a chamar sua atenção sobre os problemas encontrados no serviço que te pediu para fazer. 


Constrangida, você solicita para irem à sala dele para explicar melhor e com calma o que aconteceu, mas não adianta; ele não se importa e continua dando um show na frente de todos para mostrar quem é que manda ali. 


Horas mais tarde, ele volta e fala com você como se nada tivesse acontecido e ainda faz uma piadinha para quebrar o gelo. Você, uma simples funcionária - sorri e continua trabalhando!


Essa é uma situação típica que ocorre em diferentes ambientes de trabalho, porém entendida, muitas vezes, como “fatos normais” nas relações entre empregador e funcionário.

O que são as relações abusivas


As relações abusivas são aquelas em que alguém pensa ter poder sobre o outro, e isso não se restringe apenas a relacionamentos amorosos, mas também acontece na área familiar, entre amigos e no setor profissional. São ações que começam de forma sutil e vão escalando para ataques verbais, difamação, desencorajamento, humilhação e pode até terminar em agressão. 


Anúncio

As mulheres, de um modo geral, são as que mais sofrem esse tipo de violência e, com o tempo, acabam achando que o que está acontecendo é normal.


A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa disse em entrevista ao Mentes em Pauta, que onde houver relações próximas, ou seja, um convívio mais intenso, existe a possibilidade de acontecer relações abusivas. 


“O abusador em geral são pessoas que vão - maquiavelicamente, fazer com que o outro se sinta um nada. Então, às vezes nunca bateu, nunca falou alguma coisa em público agressivamente ou xingou, mas vai fazendo aquela coisa, lentamente, de denegrir o outro”. 


Ana acrescenta ainda que os abusadores não são iguais. “Tem abusadores que reproduzem literalmente a educação que eles tiveram e eles fazem sem estar com essa dimensão que estão fazendo uma maldade, mas tem outros que sabem o que estão fazendo e tem o prazer de fazer; tem prazer de usar e subjulgar”, afirma.

Como sair de uma relação abusiva


Nossas antenas precisam estar ligadas em qualquer situação. Ter amigos, por exemplo, é importante para uma vida mais saudável, porém - às vezes, é melhor evitar certas amizades, principalmente aquelas que vem com elogios seguido de crítica. 


Sentir que sua liberdade está sendo cerceada por alguém é questão de toxicidade. A dependência é algo para ficar de olho: pessoas tóxicas gostam de saber que dominam o outro. 


Anúncio


Fique atento também a:


  • amigos ou parentes que fazem drama por tudo;

  • pessoas que fazem você se sentir culpado;

  • mentirosos de plantão: por mais que seja seu amigo, mentiras nunca são válidas em relacionamentos que visam o bem-estar do outro;

  • preste atenção em pessoas que adoram competir com você;

  • não dê intimidade para alguém que discretamente quer te humilhar em público ou fazer você passar vergonha;

  • não permita que outros tentem mudar seu jeito de ser, vestir ou se comportar;

  • não deixe que controlem a sua opinião;

  • entenda que muitas críticas nem sempre são construtivas, algumas pessoas simplesmente querem diminuir sua capacidade de vencer;

  • observe se a pessoa é narcisista;

  • fique longe de pessoas autoritárias, arrogantes e agressivas.

 Foto: Pexels

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.