Como evitar as doenças do corpo e da mente

Sentir dores e desconforto todos os dias pode ser comum para boa parte das pessoas, mas não é normal. Um corpo saudável está ausente de inchaço, gases, dores de cabeça constantes e estufamento estomacal.

A sinusite, rinite, faringite, celulite e muitas outras doenças terminadas em “ite” são sinônimos de distúrbios inflamatórios, isso quer dizer que nosso corpo está lutando para diminuir as lesões provocadas pela má alimentação, uso de produtos tóxicos, ferimentos ou infecções.


Doenças como o diabetes, câncer e obesidade também fazem parte da lista de enfermidades desenvolvidas pela inflação crônica do corpo. 


Por isso, se está se sentindo mal regularmente, você precisa, urgente, desinflamar, e, para isso, é necessário fazer uma dieta anti-inflamatória. 

Muita atenção ao glúten


Pode parecer estranho, mas uma alimentação adequada é capaz de inibir o aparecimento de doenças do cérebro como o Alzheimer, depressão, crises de pânico e até mesmo o mal de Parkinson, segundo informa o Dr. David Perlmutter em seu livro: A Dieta da Mente - a surpreendente verdade sobre o glúten e os carboidratos - os assassinos do seu cérebro


No livro, David afirma que “a ciência atual diz que muitas das doenças relacionadas ao cérebro, da depressão à demência, têm uma relação direta com nossas escolhas de alimentação e estilo de vida”, e uma dieta rica em gorduras boas é a chave para a longevidade. 


Anúncio

A proposta de Perlmutter é esclarecer que um estilo de vida baseado em uma alimentação à base de carboidratos em geral é péssimo para o nosso organismo, principalmente para o nosso cérebro - mesmo você tendo ou não sensibilidade ao glúten: essa proteína sempre irá afetar negativamente a massa cinzenta a longo prazo. 


“O problema fundamental com o glúten é sua interferência com as redes neurais do corpo. O glúten está ligado a danos neurológicos nos pacientes, tanto na presença quanto na ausência de doença celíaca”, diz ele.


Devido a isso, o Dr. David é a favor da dieta cetogênica, rica em gorduras e baixíssima em carboidratos. 


Mas calma, você não precisa partir para essa dieta logo de cara. Você pode começar desinflamando seu corpo com uma dieta anti-inflamatória.

O que é uma dieta anti-inflamatória


Toda dieta tem como base a ingestão de muitas frutas, legumes e proteínas. Fazer uma refeição sortida com esses alimentos permite que nosso sistema comece a trabalhar melhor, pois é através de um prato colorido que teremos uma quantidade razoável de vitaminas para sobreviver. 


Mas a questão é que nunca comemos a quantidade necessária e, além disso, passamos grande parte do dia comendo produtos alimentícios - aqueles ultraprocessados e cheios de açúcares. 


Anúncio

Uma dieta anti-inflamatória propõe exatamente o contrário: eliminar todo e qualquer alimento ultraprocessado em primeiro lugar; em seguida deixar de consumir farinhas brancas (trigo, maisena e tapioca, por exemplo), diminuir a ingestão de leite e seus derivados como queijos amarelos; cortar radicalmente da alimentação o óleo de soja, algodão, canola, girassol ou milho, embutidos: salsichas, linguiça, salame, mortadela, etc.


A quantidade de toxinas agregadas a essas mercadorias é altíssima, e com o tempo elas se acumulam no organismo e o corpo começa a ter reações inflamatórias para tentar eliminá-las, por isso o desconforto, mau odor, cansaço e fadiga aparecem e só aumentam.


Então, se você deseja ter uma vida longa e saudável, esse precisa ser um caminho sem volta. Tratar nosso corpo com cuidado e amor é o que garantirá uma velhice fácil, tranquila e ativa. Claro, não se esqueça que tudo isso precisa ser aliado, também, a uma boa atividade física, juntas elas são o remédio perfeito para o bem-estar!


Foto: Pixabay

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.