Você sabe o que é scab hair

Desde que comecei minha transição capilar, me deparei com nomenclaturas que não fazia ideia que existiam ou o que significavam. Pesquisando o possível motivo pelo qual meu cabelo cresce com tanto frizz, dei de cara com o chamado Scab Hair. 

Scab hair, para você que ainda não entende - como eu também não entendia, significa, numa tradução bem ao pé da letra, “cabelo em cicatrização”, ou seja, é o fio que já nasce danificado devido ao uso excessivo de produtos químicos e/ou chapinhas por muito tempo. 


Assim que paramos de agredir nosso cabelo, ele precisará de um tempo para se restabelecer para voltar a crescer saudável e feliz, e isso só acontece depois que o couro cabeludo finalizar o processo de cicatrização.


Como os fios do cabelo saem dos folículos, qualquer coisa que você colocar diretamente na raiz (sem uma aplicação e manutenção adequada) irá machucá-los, e com isso me refiro a: progressivas, relaxamento, coloração, tranças etc. Então para que nosso cabelo se desenvolva bem e cresça com vigor, precisamos tratá-lo. 


O que fazer para tratar o scab hair


Como o problema do scab hair começa na raiz
, é lá que temos que pôr toda a nossa atenção. 

Para começar, temos que interromper o uso de produtos que, por causa da composição, agridem os fios. Por isso, evite itens que possuam:


1. Parabenos: são conservantes usados para evitar a proliferação de micro-organismos e fazer com que os produtos durem mais.


2. Silicones: eles formam uma camada em cima dos fios que impedem que o cabelo receba a hidratação.


3. Sulfatos: são os agentes que abrem as cutículas do cabelo para eliminar a sujeira, porém retiram também a hidratação e os óleos naturais, ressecando os fios e causando mais frizz.


4. Petrolatos: também formam uma capa protetora que impede a hidratação do cabelo. Seu uso constante acumula nos fios impedindo a absorção de nutrientes.


5. Shampoo com sal: são agressivos aos cabelos, principalmente para aqueles que passam por processos químicos ou colorações, além disso, desidrata os fios deixando-os mais secos e sem brilho.


O segundo passo é massagear o couro cabeludo com óleo vegetal (Coco, Rícino etc). Não tenha medo, aplique o tanto que quiser e puder antes de lavar os cabelos. O ideal é deixar agir por pelo menos 1 hora, mas se preferir tirar no dia seguinte, sem problemas. Isso vai ajudar a proteger a raiz, fazendo os fios nascerem fortes e com a textura natural. 


Para finalizar, faça um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução, isso acabará de vez com o scab hair. Mas esses cuidados têm que ser constantes. Mantenha uma regularidade e você não vai precisar desistir da transição. 


Foto: Ilustração

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.