Você sabe qual é o seu tipo de cacho: ondulados, cacheados ou crespos

Muitas pessoas, assim como eu, só descobriram que existe uma categoria que define se o cabelo é liso, ondulado ou crespo quando começaram a transição capilar. Eu alisei meu cabelo por anos, desde que era adolescente, então nunca me preocupei em saber esses detalhes. Só agora sei que isso faz toda a diferença na hora de escolher os produtos que devo usar e quais tratamentos fazer.

Para entender quais receitas caseiras você pode mesclar com os cremes da sua preferência, primeiro é importante saber qual seu tipo de cacho. Vamos ver uma tabelinha para ilustrar melhor.

Formato 1: esse é o mais fácil de saber porque está na categoria cabelos lisos.


Aqui é onde começa a nossa tabela. A textura dos cabelos ondulados até os crespos são divididos em 3 partes.


Formato 2: Os ondulados são aqueles que ficam entre o liso e, ainda sim, formam algumas ondinhas ou começam a quase enrolar. A principal característica é o formato em “S”. Eles são bem mais tranquilos de pentear e embaraçam pouco.


2a: podemos até confundir com o cabelo liso;

2b: têm ondas de menor definição, começa a querer enrolar e possui um pouco de frizz;

2c: aqui o cabelo já está com um pezinho na textura dos cacheados. São fáceis de modelar.


Formato 3: aqui inicia a categoria dos cacheados. Os cachos agora já são bem mais definidos e, dependendo da espessura, podem ser cachos menores ou bem volumosos. Identificados também pelo formato “S” ou “s”. 


3a: esse tem o fator encolhimento. Ou seja, molhado possui um comprimento e, seco, reduz bem de tamanho. Os cachos são bem redondos; 

3b: os cachos aqui são mais fechados e menores. A tendência é que sejam armados e com fios grossos;

3c: aqui o cabelo tem cachinhos, porque a textura é bem fina e são colados uns nos outros. Começa a entrar na família dos cabelos tipo 4, que são os crespos. O fator encolhimento não é tão presente. 


Formato 4: enfim, a última categoria, os crespos. Eles são distintos do cabelo cacheado, possuem cachos mais armados e bem pequenos com bastante frizz. Esses cabelos são mais frágeis e secos. 


4a: cachos no estilo mola e volumosos.

4b: eles continuam com poucos cachos, mas o formato já começa a mudar para ondas bem apertadas, fechadinhas. 

4c: nessa última textura os cabelos não possuem mais definição, são fios com aparência zigue-zague. De todos os tipos, esses são os mais finos e delicados. Precisam de atenção redobrada!



Fotos: Ilustração

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.