Corrida do ouro e o nascimento da Chinatown de Sydney

Os olhos do mundo todo estão voltados para as situações e casos do coronavírus que acometem milhares de pessoas ao redor do globo, mais precisamente para a China onde tudo começou. 


Os chineses sofreram violência verbal e até física devido a esse problema, iniciado em agosto do ano passado, na região de Wuhan, segundo informa um estudo de Harvard. “Eles calculam que, entre outubro e novembro de 2019, o patógeno já estava se adaptando aos seres humanos”, diz o jornal El País.


Pois bem, essa não foi a primeira vez que os asiáticos enfrentaram algum tipo de preconceito. Anteriormente, quando a Austrália ainda era uma colônia britânica, centenas de imigrantes, inclusive os chineses, vieram para o país pela chamada “corrida do ouro”.


O que foi a corrida do ouro


A corrida do ouro começou por volta de 1850, quando milhares de pessoas de diferentes partes do mundo vieram explorar a terra na esperança de encontrar a pedra preciosa.


Nessa época, os chineses se espelharam por toda a Austrália, Victória e Novas Gales do Sul fora as regiões mais exploradas no período. No ano de 1855, só em Melbourne, já existiam mais de 11 mil imigrantes chineses.


Devido ao consumo excessivo do ópio – droga extraída da papoula – no século XVIII, que gerou a Guerra do Ópio em 1839, os chineses passaram a ser estigmatizados nas minas e em todas os cantos do país (entenda essa história no vídeo abaixo).


Por esse motivo, os asiáticos não tinham outra forma a não ser se unir e criar sua própria comunidade, onde recebiam o apoio necessário para sobreviver.


Hoje, a China é o maior país produtor de ouro do mundo, de acordo com dados de 2018. A Austrália está em segundo lugar, mas os números mudam diariamente conforme a produção de cada país.


A Chinatown


A comunidade se estabeleceu na região do Haymarket, que fica entre a Estação Central e Darling Harbour, em 1920.


A Dixon Street é a área mais acessada pelos turistas por causa da grande quantidade de restaurantes espalhados no local. Alguns estabelecimentos ficam abertos até mais tarde, entre 3 e 4 da manhã.


A Chinatown é agora um dos pontos mais visitados de Sydney. Grandes eventos acontecem por lá durante todo o ano.


Veja o vídeo abaixo para conhecer um pouco mais da maior vila chinesa da Austrália. 


Fotos: Ilustração

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Adorei o texto. É bem bacana saber da história das coisas em nossa volta, ne? Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bella. Adoro desbravar novas histórias e lugares. Feliz que você gostou!

      Excluir

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.