VILA CENTENÁRIA AINDA VIVE, TRANQUILAMENTE, NA MOVIMENTADA CIDADE DE SÃO PAULO


É quase impossível conhecer todos os cantos dessa cidade tão grande que é São Paulo. Dessa vez, descobri uma pequena vila, daquelas bem antigas; para ser mais exata – a primeira vila operária do Brasil – construída para abrigar funcionários de uma velha fábrica da região.

A Vila Maria Zélia, localizada na zona leste, é um lugar cheio de história e, ao mesmo tempo, um paraíso perdido em meio ao caos da metrópole. Digo isso porque o ambiente é tranquilo, ótimo para quem gosta de viver em um local calmo e silencioso. Ao entrar lá, você tem a sensação de não estar em São Paulo, mas acredite, está sim.



É algo fora do contexto: em alguns momentos parece que voltamos no tempo, já em outros, não. A Vila possui algumas edificações da época em que foi fundada (1917), muitas em ruínas. Poucas casas permanecem com a arquitetura original, são bem modernas, por isso temos essa impressão de dualidade.

A maioria das pessoas de lá são idosas, filhos dos primeiros moradores. Eles moram nas mesmas casas que foram de seus pais. Uma tradição que passa de geração em geração. 

A Vila Maria Zélia é um exemplo de paz que todos na cidade gostariam de ter – vizinhos saem de suas residências sem trancar as portas. Crianças brincam e correm de um lado para outro com seus cachorros sem problema nenhum. Garantia de viver em um ambiente respeitoso e sem violência.

Acompanhe como foi minha visita à Vila, no vídeo abaixo que gravei para o canal e saiba mais sobre a história do lugar. A Vila Maria Zélia encontra-se na Rua dos Prazeres, 362 – Belenzinho. 


Fotos: Viviane Andrade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.