OS CAÇADORES DE VÍRUS

O surto do vírus Ebola no continente africano está fora de controle, segundo informou o Dr. Bart Janssens, diretor de operações de MSF. A epidemia atinge 60 localidades diferentes em três países: Guiné, Serra Leoa e Libéria. Mais de 500 pessoas morreram em decorrência da doença, e ainda existe o risco de que outras regiões sejam infectadas. O vírus pode causar a morte de 90% das vítimas.

Infelizmente os Médicos Sem Fronteiras é a única organização humanitária que vem tratando os pacientes contaminados. De acordo com depoimento e matérias divulgadas no site do MSF, a organização “está enfrentando dificuldades para responder ao grande número de novos casos e localidades afetadas pela doença”.

“Chegamos ao nosso limite”, afirma Bart Janssens. “Apesar dos recursos humanos e equipamentos já enviados por MSF aos três países afetados, não podemos mais enviar equipes para os novos locais onde a doença surgiu”.

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 528 novos casos foram diagnosticados e 337 mortes confirmadas. Desde março deste ano o MSF vem tentando combater e evitar a epidemia.

O vírus Ebola foi detectado pela primeira vez em 1976, em regiões próximas ao Rio Ebola, originando o nome da doença. Há indícios de que morcegos frutívoros sejam os hospedeiros naturais do vírus.

Diante da consciência científica de que o Ebola é tão fatal quanto o vírus HIV, e um novo surto do Ebola voltou a castigar a África, o blog resolveu compartilhar um documentário que aponta as principais doenças que preocupam o mundo todo, entre elas a varíola, a gripe aviária, o Ebola e o HIV

Foto: Reprodução
Com informações de: MSF e ONU. 

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.