O PODER DAS INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS

Recentemente, o blog Viomundo publicou uma matéria sobre as novas doenças que a indústria farmacêutica vem inventando nos últimos tempos, visando, a longo prazo, os lucros que tais estudos patológicos vão gerar.

A denúncia, baseada em anos de pesquisa, veio da médica e professora Adriane Fugh-Berman, especialista em medicina familiar. No texto, Adriane afirma que “existe um número muito maior de pessoas saudáveis do que de pessoas doentes no mundo e é importante, para a indústria farmacêutica, fazer com que as pessoas que são totalmente saudáveis pensem que são doentes”.

Ela ainda assegura que há “muitas maneiras de se fazer isso. Uma delas é mudar o padrão do que se caracteriza como doença. Outra é criar novas doenças”.

Na reportagem, a médica diz que os países mais apontados como garantia de expansão nas vendas dos novos remédios são o Brasil, a China e a Índia.  

Além da leitura da entrevista “Indústria farmacêutica expande diagnósticos e inventam novas doenças” do Viomundo, indico o filme “O Jardineiro Fiel”, que ilustra bem como funciona esse esquema lucrativo.

A história, exprimida em cenário africano, mostra o poder de manipulação que empresas e governos exercem sobre milhares de pessoas que morrem ao serem usadas como cobaias durante testes – geradores de vários efeitos colaterais – de um novo medicamento contra a tuberculose. 



Foto: Viamundo e divulgação

Publicidade

Postar um comentário

0 Comentários

AVISO: Este site é apenas informativo. As informações aqui contidas não substituem o aconselhamento de um especialista. Consulte sempre um profissional qualificado para obter orientações específicas.